Música para os neurônios

Música para os neurônios


Música para os neurônios  

Tocar, cantar ou apenas apreciar, não importa. As notas musicais fazem bem para o cérebro e ajudam a aliviar as tensões – a ciência já comprova.

Além de divertir, a música é uma ótima aliada de quem está em busca do bem-estar. Aprender a cantar ou a tocar um instrumento musical pode ser uma válvula de escape para reduzir as tensões do cotidiano. A concentração na atividade musical contribui para que os problemas sejam deixados um pouco de lado – aliviando o estresse e melhorando, assim, a qualidade de vida. A música ainda aumenta a sociabilidade: reunir a família ou os amigos para tocar violão pode ser algo muito prazeroso. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, músicos possuem atividades cerebrais diferenciadas de não músicos, e cantores conseguem atingir mais facilmente sensações de bem-estar e calma. Estudos na área da neurologia associados à música indicam, também, que aprender a cantar ou a tocar um instrumento contribui para a melhora da capacidade cognitiva (mecanismo que o nosso cérebro usa para entender as coisas), com a ativação de novas vias neurológicas.

E NA INFÂNCIA?

Para uma criança, envolver-se em atividades relacionadas a essa arte que combina sons e ritmos gera benefícios. Um trabalho feito por psicólogos do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto Mississauga, no Canadá, revelou que ela influencia positivamente na construção da personalidade. Na velhice, quem teve aulas de música durante a vida, estudou mais ou tentou aprender coisas diferentes pode se beneficiar. De acordo com especialistas, essas pessoas correm menos risco de desenvolver, por exemplo, o Mal de Alzheimer.

Da clássica ao rock, qualquer que seja o estilo ou ritmo, a música é uma forma de expressão que contribui para que as pessoas tenham uma vida melhor e sejam mais felizes. Não à toa, ela é uma prática presente em todas as civilizações.

PARA RELAXAR

Um estudo realizado pela MindLab, empresa britânica de neuromarketing, listou as 10 músicas mais relaxantes do mundo. Feita sob encomenda para uma marca de produtos para banho, a pesquisa testou 40 pessoas colocadas sob situação de estresse. Elas escutaram diversas faixas enquanto estavam conectadas a sensores que monitoravam batimento cardíaco, pressão sanguínea, respiração e atividade cerebral. Veja abaixo o resultado – tem de Mozart a Adele – e aproveite para ouvir as músicas selecionadas, todas disponíveis no YouTube.

1. Marconi Union – “Weightless”

2. Airstream – “Electra”

3. DJ Shah – “Mellomaniac” (Chill Out Mix)

4. Enya – “Watermark”

5. Coldplay – “Strawberry Swing”

6. Barcelona – “Please Don’t Go”

7. All Saints – “Pure Shores”

8. Adele – “Someone Like You”

9. Mozart – “Canzonetta Sull’aria”

10. Cafe Del Mar – “We Can Fly”

________
Fontes: Carmen Lisa Jorge (neurologista do Grupo Fleury) e Thiago Pavin (psicólogo do Grupo Fleury).