Exame Toxicológico: Preço, Funcionamento, Resultados e mais

Exame Toxicológico: Como é feito, Qual o Valor e Onde Fazer

O exame toxicológico é um procedimento laboratorial que visa detectar substâncias tóxicas ou drogas no organismo de um indivíduo, através da coleta de pelos do corpo ou de cabelos. Seu objetivo principal é fornecer informações precisas sobre o histórico de consumo de drogas, em um período de 90 a 180 dias que antecedem a coleta.

Para entender mais sobre esse exame e encontrar laboratórios da a+ próximos à você, continue lendo nosso conteúdo!




Quem precisa fazer o exame toxicológico?

Deverão realizar o exame toxicológico motoristas com carteira nacional de habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E, conforme exigido pela Lei Federal 13.103/2015, e a cada 2 anos e 6 meses, conforme a Lei Federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico. 

Vale ressaltar que o exame toxicológico também é obrigatório para motoristas profissionais, nos processos admissionais e demissionais, segundo as regulamentações da legislação trabalhista (CLT).

Outros grupos que devem realizar o exame são candidatos a concursos públicos, tais como policiais, bombeiros, membros das forças armadas, guarda civil, entre outros.



Como é feito o exame toxicológico

O exame toxicológico é realizado através da coleta de amostras de pelos do corpo (pernas, axilas, peito), ou dos cabelos da pessoa examinada, sendo posteriormente enviadas para análise em laboratório especializado.

No laboratório, as amostras são processadas utilizando técnicas avançadas para identificar a presença de substâncias tóxicas ou drogas, consumidas até 180 dias antes do exame.

Após a análise, o laboratório irá notificar a liberação do resultado, por meio do SMS, E-mail ou Whatsapp.

Vale destacar que o exame toxicológico não requer nenhuma preparação prévia. Além disso, o uso de produtos como gel, progressivas, tintas, entre outros não afetam o resultado do exame. 

Além disso, o exame toxicológico não requer nenhum agendamento prévio. Basta comparecer a unidade da a+ próxima a você para realizar o exame.


Valor do exame toxicológico

O valor do exame toxicológico pode variar dependendo do laboratório e da região onde é realizado. Em média, na a+ o custo desse exame varia de R$ 120 a R$ 149 reais.

No entanto, é importante ressaltar que esse valor pode sofrer alterações conforme políticas de preços dos laboratórios e eventuais promoções ou descontos oferecidos. Recomenda-se entrar em contato diretamente com o laboratório de sua escolha para obter informações atualizadas sobre os valores praticados.




Onde fazer exame toxicológico na a+?


Você pode realizar o seu exame toxicológico em uma das diversas unidades da a+ espalhadas por diferentes regiões de São Paulo - SP.

A a+ é conhecido por sua excelência e confiabilidade na prestação de serviços laboratoriais. Com uma ampla rede de unidades, você pode encontrar uma próxima de você para realizar o seu exame com comodidade e segurança. 


Dúvidas frequentes

Quais drogas são detectadas no exame toxicológico?

  • Maconha (THC)

  • Cocaína

  • Anfetaminas (como metanfetamina e anfetamina)

  • Metanfetaminas (como MDMA, também conhecida como ecstasy)

  • Opioides (como heroína, morfina, codeína e oxicodona)

  • Entre outros.

É importante observar que o exame toxicológico pode ser configurado para detectar diferentes tipos de substâncias, dependendo das necessidades específicas do paciente ou das regulamentações aplicáveis.


É necessário estar em jejum para fazer o exame toxicológico?


  • Não, o exame toxicológico não requer jejum prévio. Você pode comer normalmente antes do exame.


É possível burlar um exame toxicológico?


  • Não é possível burlar o exame toxicológico, pois os laboratórios utilizam métodos avançados para identificar o consumo de drogas ou outras substâncias psicoativas, oferecendo uma análise segura e 100% confiável.

O uso de métodos como vinagre, shampoo de limpeza profunda, tingimentos, pomadas, entre outros, não são capazes de burlar o exame toxicológico.


O que acontece se meu exame toxicológico apresentar resultado positivo?


Em caso de exame toxicológico positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a CNH nas categorias C, D e E.

No processo admissional (CLT), fica a critério da empresa contratar ou não o usuário que indicou positivo no exame toxicológico. Empresas tendem a recusar candidatos com resultados positivos pelo risco de vida de outros condutores no trânsito, e o impacto negativo na empresa caso aconteça algum tipo de acidente.

Por fim, em concursos públicos, o resultado positivo no exame toxicológico pode ter caráter eliminatório, visto que alguns concursos públicos adotam essa fase como uma das etapas de aprovação.


Exame toxicológico para CNH: quando devo fazer?


Com a implementação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motoristas de categorias C, D ou E da CNH, precisam realizar o exame em 2 momentos específicos:


  • No momento da renovação da CNH para categoria C, D ou E



Vale mencionar que a Lei Federal 14.071 também aumentou o prazo de renovação da CNH, de acordo com a idade.

  • A cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;

  • A cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;

  • A cada 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.


Dessa maneira, com a implementação das novas regras, os condutores terão que realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses a partir da data da renovação da CNH.


Atendimento móvel alt text

13/03/24

13 de março de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas