Logo

Ácido Delta Amino Levulínico, amostra isolada, urina

Não é preciso agendar

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 5 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

  • O cliente deve retirar, no laboratório, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos.
  • Para materiais provenientes de outros laboratórios, a amostra deve ser colhida em frasco sem conservante (coletor universal) e não precisa conter a primeira urina da manhã.
  • O material pode ser entregue até dois dias depois da coleta, desde que mantido refrigerado (2-8 ºC) e protegido da luz - recomenda-se envolver o frasco em papel alumínio.
  • Se possível, e a critério do médico assistente, o cliente deve suspender o uso de medicamentos três dias antes da coleta.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos.
  • Para materiais provenientes de outros laboratórios, a amostra deve ser colhida em frasco sem conservante (coletor universal) e não precisa conter a primeira urina da manhã.
  • O material pode ser entregue até dois dias depois da coleta, desde que mantido refrigerado (2-8 ºC) e protegido da luz - recomenda-se envolver o frasco em papel alumínio.
  • Se possível, e a critério do médico assistente, o cliente deve suspender o uso de medicamentos três dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

  • Aliquotar 4 mL em 1 tubo ambar, com capacidade para 4 mL.
  • Enviar à seção, refrigerado.

Atenção: NÃO serão aceitas alíquotas envoltas em papel alumínio.

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: não aceitável;

Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;

Congelada (-20 ºC): não aceitável;

Método

  • Colorimétrico.

Valor de referência

EXPOSIÇÃO A CHUMBO E SEUS COMPOSTOS INORGÂNICOS:

Inferior a 10,0 mg/g creatinina

(Valor do IBE/SC*, NR-7, 2020)

NOTAS:

  • *IBE/SC: Indicador Biológico de Exposição com Significado Clínico.
  • A NR-7 2020 não estabelece valores de referência para a população

não exposta.

Interpretação e comentários

  • Este exame é útil no diagnóstico de porfirias e como teste indireto de exposição e intoxicação por chumbo. O ácido deltaminolevulínico (ALA) é um metabólito intermediário da síntese do anel porfirínico, que faz parte da hemoglobina, da mioglobina e dos citocromos. O ALA eleva-se durante a fase aguda da porfiria aguda intermitente, da coproporfiria hereditária e da porfiria variegata, podendo ser normal fora dessas crises. Tais doenças apresentam manifestações clínicas bastante semelhantes, caracterizadas por episódios intermitentes de dor abdominal, neuropatia periférica e distúrbios psiquiátricos, muitas vezes precipitados por medicamentos como barbitúricos. É possível ainda encontrar o ALA elevado durante a gestação e na tirosinemia hepatorrenal.
  • O chumbo inibe a ALA deidratase, enzima necessária para a síntese do heme. Assim, a quantificação do ALA pode ser útil para a monitorização biológica, na detecção precoce de alterações biológicas e no diagnóstico da exposição ao chumbo, sendo também utilizada no acompanhamento terapêutico de tais indivíduos.

Na intoxicação aguda por chumbo, são observados níveis de ALA urinário muito elevados, o que se apresenta menos pronunciado na intoxicação crônica. Neste último caso, há também elevação das coproporfirinas, enquanto o porfobilinogênio se mostra normal. Em crianças, a determinação do ALA é mais sensível na avaliação de intoxicação por chumbo do que a determinação da plumbemia. Entre as causas secundárias, o alcoolismo é condição de elevação do ALA.

Outros nomes

Ácido Delta Amino Levulínico em amostra isolada, urina, Ácido Delta Amino Levulínico, amostra isolada, urina em intoxicação por chumbo