Preparos do exame

ANALISE DE AMILOIDOSE POR PROTEOMICA, bloco de parafina

Outros nomes: Pesquisa de tipo de amiloide em tecido, Tipagem de amiloide, Classificação de amiloidose, Identificação de proteina amiloide por espectrometria de massas, Amiloidose ATTR, Amiloidose AL, Amiloidose AA

Este exame não precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Informações sobre o exame:

- Este exame inclui a avaliação da presença de depósitos amiloides pela análise morfológica e pelo Vermelho Congo (sigla APPROTCROM) e, caso confirmada a presença de depósito, é realizada a análise da amostra para identificação das proteínas (AMILOIDPROT).
- Essa sigla é um conjunto e nenhum item da abertura da ficha pode ser cancelado.
- Este exame é realizado em materiais que estejam em blocos de parafina. Não são aceitos lâminas histológicas. O(s) bloco(s) deve(m) estar acompanhado(s) das lâminas histológicas originais, que serão examinadas no setor de anatomia patológica e arquivadas.
- Poderão ser aceitos também fragmentos de tecido fixados em formalina 10% tamponada não embebidos em parafina; Para tanto é necessário abrir a sigla ANATPATP ou ANATPATPTE referente ao processamento e inclusão do material em parafina.

II - Critérios de realização:
- Para a realização deste exame é necessária solicitação médica.

-- No momento da entrega do material o cliente deverá apresentar na unidade:
- Cópia do laudo original da análise do material (exame anatomopatológico). Para exames abertos cujo anatomopatológico foi realizado em outro serviço, o bloco de parafina deve ser acompanhado da cópia do laudo.
- Dados necessários do MÉDICO SOLICITANTE: Nome completo, CRM, E-MAIL SOMENTE do médico solicitante (NÃO SERÃO ACEITOS: e-mails de secretárias ou da clínica/consultório onde o médico atua) e TELEFONE de contato.
- Informar se o material foi obtido por Cirurgia ou Biópsia e a data do procedimento.

ATENÇÃO: Não será possível a realização do exame se a cópia do laudo original da análise do material e os dados do Médico Solicitante não forem fornecidos no momento da entrega do material na unidade. O E-MAIL e TELEFONE do MÉDICO SOLICITANTE é de vital importância para a comunicação entre os médicos assessores com o médico solicitante. Por se tratarem de informações sigilosas o contato só poderá ser feito diretamente entre médicos. (O não preenchimento do e-mail do médico solicitante no Questionário poderá implicar no atraso da liberação do resultado).

- ATENÇÃO - Poderão ser aceitos os seguintes materiais:

Fragmentos de tecido fixados em formalina 10% tamponada não embebidos em parafina, devendo ser aberta a sigla ANATPATP ou ANATPATPTE (enviar em temperatura ambiente). Materiais com mais de 5 anos após a realização da biópsia/cirurgia serão aceitos sob condições, pois podem apresentar avaliação proteômica prejudicada.

ATENÇÃO:
- O material em bloco de parafina deve ser fixado previamente em formalina TAMPONADA o mais rápido possível após a biópsia ou cirurgia.
- É importante salientar que o material enviado sempre será analisado por um médico patologista antes da realização do exame. Dessa forma, se o material enviado for insuficiente ou inadequado para o teste, o mesmo não poderá ser realizado.

-- O material poderá ser entregue em qualquer unidade Fleury ou via atendimento Móvel.

IMPORTANTE:
- As amostras (blocos) serão avaliadas pelo patologista e a amostra mais representativa será selecionada para realização do exame.

III - Resultado
- O resultado completo estará disponível ao cliente pela internet e será encaminhado ao e-mail do médico solicitante.

Agendamento

Este exame não necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 30 dias às 22h

Convênio e cobertura

Consulte nossa  página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura