Logo

PML-RARA, Hibridação in situ, medula óssea

Não é preciso agendar

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

"- Este exame é realizado em material de medula óssea.

  • A coleta do material pode ser realizada no laboratório, mediante agendamento prévio.
  • Amostras colhidas fora do laboratório devem ser mantidas sob refrigeração e entregues até 24 horas após a coleta.

Atenção: Somente serão aceitas amostras colhidas em heparina sódica ou em EDTA.

  • Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Manual do exame

Orientações necessárias

"- Não realizamos análise de material de anatomopatológico desse exame já colhido pelo médico em bloco de parafina, somente se for de citologia.

  • Se a coleta de medula óssea for no Fleury, ela deve ser previamente agendada.
  • Material Enviado - Somente serão recebidas amostras que estiverem nessas condições: entregar a unidade em até 12 horas após a coleta, em meio de transporte e sob refrigeração, pois há risco de perda da viabilidade celular.
  • Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:

https://www.fleurygenomica.com.br/

Processamento e adequação da amostra

  • Encaminhar o material refrigerado ao setor o mais rápido possível, num período máximo de 24 horas, juntamente com o questionário previamente preenchido pelo cliente e a receita médica.

Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Método

  • Trata-se de reação na qual se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo que vai se ligar ao DNA alvo complementar.

A técnica de hibridação "in situ" por fluorescência é de elevada especificidade e sensibilidade, permitindo visualizar fragmentos de DNA mediante sua marcação e posterior análise ao microscópio de fluorescência

São analisadas 200 intérfases por dois ou mais analistas.

Valor de referência

Sonda PML/RARA DF

Controle normal < 4% de células com duas fusões de PML::RARA e um sinal extra separado de PML e RARA

Interpretação e comentários

A hibridação in situ por fluorescência (FISH) é particularmente útil na investigação de leucemias promielocíticas agudas (LPA ou LMA-M3) porque detecta a fusão do gene PML com o gene do receptor do ácido retinóico (RARA), a qual forma o gene quimérico PML::RARA. Esse rearranjo gênico ocorre em aproximadamente 90% dos casos e é o equivalente molecular da translocação entre os cromossomos 15 e 17. O exame é rápido, sensível e específico, podendo ser feito tanto em metáfase quanto em intérfase.

Outros nomes

Fish em medula óssea para leucemia promielocítica, FISH EM MEDULA P/ LEUCEMIA PROMIELOCITICA VARIANTE, Pesquisa de fish para LMA M3 em medula óssea , Fish em medula para LPA, FISH (hibridação in situ por fluorescência) para pesquisa do rearranjo PML-RARA, FISH, Hibridação in situ para PML-RARA, em medula óssea, Pesquisa de PML-RARA pelo método FISH em medula óssea, PML-RARA hibridação in situ em medula óssea, Pesquisa da Translocação 15-17 por FISH em medula óssea