Preparos do exame

Ressonância magnética, aorta abdominal

Outros nomes: ANGIORRESSONANCIA DE AORTA ABDOMINAL, ANGIORRESSONANCIA DE AORTA ABDOMINAL E ILIACAS, RESSONANCIA MAGNETICA AORTA ABDOMINAL/ILIACAS, RESSONÂNCIA DE AORTA ABDOMINAL/ILIACAS

Este exame precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Informações sobre o exame

- Trata-se de exame de ressonância magnética da artéria aorta abdominal, emergência de seus ramos e artérias ilíacas comuns.


II - Critérios de realização

- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética, o que é avaliado no momento do estudo, de acordo com a distribuição da gordura corporal e com a circunferência abdominal de cada pessoa. De qualquer modo, trata-se de um fator importante para os indivíduos com peso superior a 120 kg.

- Exame realizado somente com solicitação médica.

- A fim de garantir a segurança durante a realização do exame, é necessário realizar a troca de roupa na unidade. A vestimenta será fornecida pelo laboratório.

- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal, que deverá permanecer no local até o final do exame.

- Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares.

- Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.

- Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade com os cabelos secos, sem uso de gel ou creme, sem maquiagem ou qualquer outro cosmético em qualquer parte do corpo, assim como, estar sem joias, brincos ou piercings.

- Limite de peso para realização do exame: 150 kg.

- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.

- Quanto a tatuagens e maquiagem definitiva, não há contraindicações absolutas para a realização do exame.

- Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
Amais SP: Exceções devem ser avaliadas, orientamos o cliente a ir à unidade até um dia antes da data agendada (comparecer de segunda a sexta em horário comercial) para avaliação médica.

- Em tatuagens extensas e escuras, existe a possibilidade de os clientes apresentarem sensação de aquecimento na região durante a execução do exame. Em tais casos, o sintoma deve ser informado ao técnico para a suspensão imediata do procedimento.

- Diante de urgência na realização da ressonância nas condições anteriormente mencionadas, esses clientes são cuidadosamente monitorados no decorrer do exame para a garantia de sua segurança.

- Nas demais situações, as pessoas com tatuagens ou maquiagem permanente devem avisar o técnico sobre qualquer sensação incomum notada ao longo do procedimento, a fim de que se possam tomar as precauções adequadas, evitar complicações e assegurar os melhores resultados.

- Pacientes que fazem uso de lentes de contato com pigmentação, deverão realizar a retirada do material antes da realização do exame de Ressonância Magnética.

- Cílios postiços removíveis podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs). Estes deverão ser removidos um dia antes para fazer qualquer Ressonância Magnética. Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.

- Aplique ou Mega Hair podem ter partes metálicas e ferromagnéticas. Neste caso, é recomendado remoção do material antes da realização de qualquer exame de Ressonância Magnética.

- Para pacientes que fazem o uso de fraldas descartáveis, será necessário trazer uma reserva para a troca. O exame não pode ser realizado com a fralda úmida ou molhada.

- Clientes acamados ou hospitalizados somente poderão ser atendidos nas unidades de atendimento caso estejam acompanhados de ambulância, que deverá permanecer na unidade durante toda a realização do exame e até o término do mesmo.

- Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento para instruções adicionais.


III - Preparo

- Poderá realizar o exame vestindo roupa que não contenha metal (por exemplo, abrigo de moleton, malha ou nylon); caso não possa comparecer com este tipo de roupa, será fornecido avental adequado para o exame.

- Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.

- Pacientes que utilizam sonda de demora podem realizar o exame.


IV Contra-indicações

- As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância:
- Clipes de aneurisma
- Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata)
- Implantes otológicos cocleares
- Marca-passo cardíaco
- Neuroestimulador
- Fixadores ortopédicos externos
- Gestantes com menos de 12 semanas de gestação (contra-indicação relativa)
-Caso cliente possua expansor mamário não realizamos o exame.

- As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância:
- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
- Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
- Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
- Derivação ventriculoperitoneal
- Dispositivo intra-uterino (DIU)

Observação:
- Para informações sobre demais materiais metálicos não descritos, entrar em contato com o laboratório para verificar a possibilidade de realizar o exame.

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Convênio e cobertura

Consulte nossa  página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura