Teste de Sensibilidade, micobactérias crescimento rápido, cepa de microrganismo

Outros Nomes

  • Teste de sensibilidade para micobactérias de crescimento rápido

Ver todos

  • Agendamento
  • Este exame nao necessita ser agendado.
  • Orientações necessárias
  • - Este teste é indicado para orientar a escolha terapêutica mais adequada para o tratamento de infecções por micobactérias, podendo ser solicitado juntamente com o exame de cultura para micobactérias de qualquer material clínico ou, então, ser pedido isoladamente após um resultado positivo de cultura. - O exame também pode ser realizado com micobactérias isoladas em outros laboratórios, já crescidas em meio de cultura. - O teste é aplicável às micobactérias de crescimento rápido, M. avium/intracellulare e M. kansasii, e não se aplica a espécies do complexo M. tuberculosis. - Para micobactérias de crescimento rápido, o teste verifica a sensibilidade aos seguintes antimicrobianos: amicacina, tigeciclina, doxiciclina, ciprofloxacino, claritromicina, linezolida, cefoxitina (apenas para M. abscessus), tobramicina (apenas para M. chelonae) e sulfametoxazol (apenas para M. fortuitum). - Para o M. kansasii, o exame investiga a ação do ciprofloxacino, da claritromicina, do etambutol, da isoniazida e da rifampicina. - Para o M. avium/intracellulare, por sua vez, são testados os antimicrobianos amicacina, claritromicina, etambutol, levofloxacino, moxifloxacino e rifampicina, mas os critérios interpretativos estão disponíveis apenas para a claritromicina. Para os demais fármacos, o exame fornece apenas os valores das concentrações inibitórias mínimas (CIM).
  • Prazo de Entrega*
  • Em até 30 dias corridos às 18h
  • *Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Cobertura de convênio

Nós temos várias operadoras de saúde e planos cadastrados. Para saber se o seu plano cobre este exame, consulte nossa página de convênios ou ligue para nossa central de atendimento (81) 3320-8000.


Pagamento particular

Não possui convênio? Saiba que você pode realizar este exame e efetuar o pagamento particular. A a+ Saúde possui condições especiais de pagamento. Confira!

Consulte condições de pagamento: