Em parceria com a Toxicologia Pardini, a a+ Medicina Diagnóstica conta com 10 unidades preparadas para a realização do exame toxicológico no Pernambuco.
Basta ir até a unidade mais próxima de você ou entrar em contato através do WhatsApp para agendar seu exame com a Toxicologia Pardini!
Caso um motorista queira obter a CNH nas categorias C, D ou E, ele deve realizar o exame toxicológico. Essa obrigatoriedade foi estabelecida pela Lei Federal 13.103/2015, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista.
O exame toxicológico também é exigido nos casos de alteração de categoria da CNH, renovação da CNH e a cada 2 anos e 6 meses, conforme a nova Lei Federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico.
A Lei do Caminhoneiro está em vigor em todo o Brasil desde março de 2016, e desde 2017, o exame toxicológico também é requerido nas admissões e desligamentos de motoristas profissionais contratados no regime CLT.
Esse exame tem a capacidade de identificar o uso de drogas em um período que pode variar entre 90 e 180 dias antes da coleta. Essa semana, conhecido como exame toxicológico de larga janela de detecção, é o único que atende aos requisitos necessários para obtenção e renovação da CNH, conforme determinado pela lei.
Para a renovação da CNH, o exame toxicológico periódico pode ser utilizado dentro do prazo de 90 dias após a coleta da amostra. Após esse período, é obrigatório realizar um novo exame toxicológico para a renovação da CNH.
É necessário fazer uma distinção entre a validade do documento exigido para a renovação da CNH, que deve ser apresentado ao Detran, e a validade após cumprir com a obrigação. Após realizar o exame e renovar/atualizar o toxicológico, a validade é de 2 anos e 6 meses a partir da data da última renovação do exame toxicológico.
Para garantir uma coleta e um exame totalmente seguros, é crucial realizar o toxicológico em um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), como as unidades do a+ em Pernambuco.
A coleta da amostra é conduzida por profissionais qualificados, que utilizam uma abordagem não invasiva e praticamente indolor. Durante o procedimento, uma fina mecha de cabelo é cuidadosamente cortada próximo à raiz.
Vale ressaltar que essa técnica é livre de agulhas e também é extremamente segura, tornando quase imperceptível a realização da coleta.
O exame toxicológico é capaz de detectar o consumo de drogas nos últimos três meses (90 dias) através da análise de amostras de cabelo. Para realizar o teste com amostra de cabelo, é necessário que o motorista tenha um comprimento mínimo de 3 cm. Caso ele não tenha muito cabelo, será necessário fazer a remoção de pelos do corpo.
Ao utilizar amostras de pelos dos braços, pernas, axilas ou peito, o tempo de detecção de substâncias psicoativas aumenta para 180 dias, portanto, o tempo de detecção para análise do exame toxicológico será sempre de 180 dias anteriores à coleta.
Uma dúvida muito frequente é em relação às drogas detectadas no exame toxicológico. Veja abaixo as principais:
Maconha, Haxixe, Skunk e derivados;
Hidrocodona;
Crack;
Merla;
Heroína;
Metanfetaminas;
Morfina;
Hidromorfina;
Fenciclidina;
Mazindol;
Codeína;
Anfepramona;
Cocaína;
Anfetaminas;
Ecstasy (MDMA, MDA, MD, EVE);
Femproporex.
Todas as unidades do laboratório a+ no Pernambuco possuem credenciamento para a realização do exame toxicológico. Para agendar, basta ir até a unidade mais próxima ou entrar em contato com nossa equipe de agendamento pelo WhatsApp. Envie sua mensagem!
(Exame realizado somente a partir de 10hs da manhã).