Saiba mais sobre a COVID-19

Confira algumas dicas de proteção e informações importantes sobre o novo coronavírus:


Como higienizar as mãos corretamente?

Lave as mãos com frequência e sempre que não houver essa possibilidade, higienize-as com álcool em gel 70%. Faça o processo de lavagem por pelo menos 20 segundos, espalhando o sabão por toda a superfície das mãos, principalmente, unhas, dedos e palmas.


Como higienizar máscaras caseiras?

Máscaras de tecido auxiliam na proteção, mas é importante higienizá-las corretamente. Para isso, primeiro lave as mãos. Depois, deixe a máscara de molho com água, sabão e água sanitária (ou hipoclorito de sódio) por pelo menos 30 minutos e ao final desse tempo, lave-a e coloque para secar, preferencialmente ao sol. Novamente, higienize suas mãos. Depois de seca, passar a máscara com ferro quente e guardá-la em um saco. Refaça o processo toda vez que for utilizá-la.


Como higienizar as compras de supermercado?

Utilize um pano umedecido com álcool 70% para higienizar produtos com embalagens de plástico e papelão. As frutas e os legumes devem ser colocados em um recipiente com água e hipoclorito de sódio (uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água), por 10 a 15 minutos. Depois, lavar em água corrente e deixar secar naturalmente.


Qual a diferença entre os exames RT-PCR e a sorologia, utilizados para a detecção da COVID-19?

O RT-PCR é um exame de biologia molecular que faz a identificação do RNA do vírus e é o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico em pacientes sintomáticos, na fase aguda da doença. A recomendação é que seja realizado a partir do 3º dia após o início dos sintomas da COVID-19 e até o 10º dia. A coleta é feita com um instrumento chamado de swab, a partir de uma amostra de secreção respiratória.

Já o teste de sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a partir da detecção de anticorpos. A coleta pode ser feita a partir do 10º dia após o início dos sintomas da COVID-19, preferencialmente após o 14º dia. Nesse caso, é coletada uma amostra de sangue do paciente.


Quanto tempo o novo coronavírus permanece vivo em superfícies?

O tempo de sobrevivência em algumas superfícies é variável, de acordo com o material. Por isso é de fundamental importância manter uma limpeza frequente dos ambientes, móveis da sua casa e objetos pessoas, como chaves e celular.

Confira o tempo de sobrevivência do vírus em algumas superfícies:

Plástico – 5 dias

Papel – 4 a 5 dias

Vidro – 4 dias

Madeira – 4 dias

Aço - 48h

Alumínio – 2 a 8 horas


Preciso trocar de roupa toda vez que saio de casa? 

É aconselhável, sempre que for necessário sair de casa. Ao retornar, lave as mãos, retire toda a roupa com cuidado e lave-a. Tomar banho ao voltar para casa também é indicado. O distanciamento social e as medidas de higiene respiratória devem ser mantidos, além de limpar adequadamente os produtos comprados (no caso do mercado, por exemplo) e pertences como celular e chaves.


O coronavírus pode ficar no meu cabelo ou barba? 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há comprovação científica da transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) através da barba ou do cabelo, que devem ser mantidos limpos.

Se uma pessoa com barba espirrar ou tossir, o ideal é limpá-la imediatamente, além de lavar as mãos e evitar tocar o rosto sem ter higienizado as mãos.

Além disso, a prática do distanciamento social e da higiene respiratória são importantes.


Devo tirar os sapatos para entrar em casa?

Retirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser uma boa opção para higiene geral, principalmente se houver crianças que brincam no chão ou familiares alérgicos ou com o sistema imunológico comprometido.

É possível limpá-los com desinfetantes logo após o uso e guardá-los num lugar próximo à entrada/saída de casa.


29/04/20

29 de abril de 2020

Compartilhar: