Logo

ACETILCOLINA, LIGADORES DO RECEPTOR, ANTICORPOS, TERCEIRIZADO REGIONAL, soro

Não é preciso agendar

Atendimento domiciliar

Disponível

Jejum

Necessário

Prazo de entrega

Em até 34 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

Jejum desejável de 4 horas.

Manual do exame

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos;

Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4ºC;

Enviar 3,5 mL de soro, preferencialmente no tubo primário (com gel separador) ou em tubo plástico estéril;

Volume mínimo: 3,0 mL de soro;

Encaminhar material congelado ao LARI-LARN

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:

  • Amostra com hemólise acentuada
  • Amostra com lipemia acentuada
  • Amostra com fibrina e coágulo

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: Não aceitável

Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias

Congelada (-20 ºC): 6 meses

Método

Radioimunoensaio

Valor de referência

NEGATIVO : Inferior a 0,25 nmol/L

INDETERMINADO : 0,25 a 0,40 nmol/L

POSITIVO : Superior a 0,40 nmol/L

Interpretação e comentários

Este teste está indicado para o diagnóstico de miastenia gravis (MG) imunologicamente mediada, uma condição consequente à presença de anticorpos contra o receptor de acetilcolina, que ocasiona uma redução no número de junções neuromusculares em funcionamento, causando fraqueza muscular e fatigabilidade, que pioram com o esforço repetido. A condição costuma predominar na musculatura ocular, mas pode afetar todos os músculos esqueléticos.

O anticorpo pode não ser detectado durante os primeiros 6 a 12 meses após o inicio dos sintomas. O teste tem maior probabilidade de estar positivo naqueles com forma moderada a grave do que em indivíduos com a forma leve da doença. Resultados falso-positivos biológicos são encontrados na síndrome de Eaton-Lambert, raramente em parentes do primeiro grau dos acometidos com MG, timoma sem evidencia de MG, esclerose lateral amiotrófica, cirrose biliar primaria carcinoma de pulmão e em indivíduos idosos com propensão a doenças auto-imunes. Embora falso-positivos são descritos em indivíduos submetidos a transplante de medula óssea e tratamento subsequente com penicilamina, sinais clínicos de MG podem desenvolver-se nesses pacientes.

Segue abaixo uma orientação quanto à indicação do uso dos anticorpos dos receptores de acetilcolina (ligador, bloqueador e receptor):

Screening inicial: anticorpo ligador Confirmação de diagnóstico: anticorpo ligador ou anticorpo modulador (caso o ligador for negativo) Monitorização da resposta terapêutica e progressão da doença: anticorpo bloqueador

Início recente da MG (menor que 1 ano): anticorpo modulador

Apenas fraqueza moderada do músculo: anticorpo modulador

Apenas fraqueza do músculo ocular: anticorpo modulador

Orientações necessárias

Jejum desejável de 4 horas.

Outros nomes

Anti-acetilcolina, regional, Anticorpo anti placa motora, regional, Miastenia gravis, regional, AChRab, Receptor de Acetilcolina, anticorpos anti, Anticorpo Anti-Receptor de Acetilcolina, Anti-AChR

Onde realizar

Alto da XV

Alto da XV

Rua Dias da Rocha Filho, 387, Alto da XV

Como chegar
Bacacheri

Bacacheri

Avenida Paraná, 1670 - Em frente ao Tubo Holanda, Boa Vista

Como chegar
Batel

Batel

Avenida do Batel, 1614, Batel

Como chegar
Capão da Imbuia

Capão da Imbuia

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1894, Capão de Imbuia

Como chegar
Centro

Centro

Rua Barão do Rio Branco, 222, Centro

Como chegar
Champagnat

Champagnat

Rua Padre Anchieta, 2194, Bigorrilho

Como chegar
Ecoville

Ecoville

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3530, Campo Comprido

Como chegar
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2219, Água Verde

Como chegar
João Bettega

João Bettega

Rua João Bettega, 859, Portão

Como chegar
Matriz

Matriz

Rua Dr. Roberto Barrozo, 1360, São Francisco

Como chegar
São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Rua Alcídio Viana, 837, São Pedro

Como chegar
Água Verde

Água Verde

Avenida República Argentina, 900, Água Verde

Como chegar