Logo

Cadeias Kappa e Lambda, livres, soro

Não é preciso agendar

Atendimento domiciliar

Disponível

Prazo de entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Manual do exame

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos.

  • Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C.
  • Não aliquotar.
  • Enviar o tubo à seção em temperatura ambiente.
  • Volume mínimo: 1,0 mL.

Estabilidade da amostra:

Refrigerada (2-8 ºC): 21 dias;

Congelada (-20 ºC): 2 meses.

Interpretação e comentários

  • Este exame está indicado principalmente na investigação e no acompanhamento de indivíduos com gamopatias monoclonais, tais como mieloma múltiplo, plasmacitoma, amiloidose, gamopatias monoclonais de significado incerto (MUGS) e outras. O teste permite detectar a expansão monoclonal dos componentes de cadeia leve (kappa e lambda) das imunoglobulinas (Igs) que se encontram na forma livre, isto é, não associadas à cadeia pesada das Igs. O acompanhamento da relação kappa/lambda em pacientes com diagnóstico estabelecido de gamopatia possibilita a avaliação da progressão da doença e da resposta ao tratamento.
  • Em indivíduos com insuficiência renal, particularmente em fase avançada, os teores de Ig kappa e lambda se elevam significativamente por redução na sua filtração e a relação kappa/lamba também pode se alterar.
  • A combinação do exame com a eletroforese de proteínas séricas e a imunoeletroforese oferece a estratégia ideal de screening de neoplasias plasmocitárias, não havendo necessidade de coleta de urina de 24 horas, exceto nas suspeitas de amiloidose primária. A associação de tais recursos diagnósticos tem ainda relevância significativa na estratificação de prognóstico para pacientes com essas neoplasias.
  • O teste também é o exame de eleição para o seguimento clínico de pacientes com neoplasias plasmocitárias oligossecretoras, sobretudo a amiloidose primária, o mieloma oligossecretor e o mieloma não secretor, uma vez que dois terços desses indivíduos podem ter proteína monoclonal identificável pelo método.
  • Vale lembrar que o exame é realizado apenas no soro, não sendo feito em urina.

Método

Imunoturbidimetria.

Valor de referência

Cadeias kappa livres: de 0,33 a 1,94 mg/dL

Cadeias lambda livres: de 0,57 a 2,63 mg/dL

Relação kappa/lambda: de 0,26 a 1,65.

Outros nomes

FREELITE, FREELIGHT, KAPPA E LAMBDA LIVRES, CADEIAS LEVES LIVRES, Imunoglobulinas, cadeias Kappa e Lambda livres no soro, FREE LIGHT, CADEIA LEVE LIVRE

Onde realizar

Alto da XV

Alto da XV

Rua Dias da Rocha Filho, 387, Alto da XV

Como chegar
Bacacheri

Bacacheri

Avenida Paraná, 1670 - Em frente ao Tubo Holanda, Boa Vista

Como chegar
Batel

Batel

Avenida do Batel, 1614, Batel

Como chegar
Capão da Imbuia

Capão da Imbuia

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1894, Capão de Imbuia

Como chegar
Centro

Centro

Rua Barão do Rio Branco, 222, Centro

Como chegar
Champagnat

Champagnat

Rua Padre Anchieta, 2194, Bigorrilho

Como chegar
Ecoville

Ecoville

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3530, Campo Comprido

Como chegar
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2219, Água Verde

Como chegar
João Bettega

João Bettega

Rua João Bettega, 859, Portão

Como chegar
Matriz

Matriz

Rua Dr. Roberto Barrozo, 1360, São Francisco

Como chegar
São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Rua Alcídio Viana, 837, São Pedro

Como chegar
Água Verde

Água Verde

Avenida República Argentina, 900, Água Verde

Como chegar