Orientações para o cliente
- Este exame consiste numa análise citológica, que pode ser realizada em amostras de urina, líquidos ascítico, pleural ou pericárdico, liquor, secreção mamária, escarro, lavado brônquico e broncoalveolar, raspado uretral, raspado ou escovado de pênis, glande e prepúcio, raspado de vulva, escovado do canal endocervical e raspado de outras áreas ou lesões de pele e mucosas.
Verificar com a Central de Atendimento se há restrição de realização nas unidades.
Lavado brônquico e broncoalveolar
- A análise é feita em material enviado ou colhido no laboratório.
- Em caso de coleta de lavado broncoalveolar no laboratório, é necessário agendar broncoscopia com antecedência.
Líquido ascítico, pleural e pericárdico
- A análise é feita em material enviado.
Urina
- Se forem solicitadas mais de uma amostra, e o intervalo entre elas não tiver sido especificado pelo clínico, é necessário realizar as coletas em dias consecutivos.
- Para fazer a coleta, o cliente deve estar, no mínimo, há duas horas e, no máximo, há três horas sem urinar. A primeira urina da manhã não serve para o exame.
- A amostra precisa ser colhida após deambulação, ou seja, depois da movimentação normal do indivíduo por cerca de 20 a 30 minutos. Em caso de o cliente ter caminhado por esse período e se sentado logo depois, não há necessidade de caminhar novamente.
- Para crianças, se possível a coleta deve ser realizada após deambulação leve ou moderada, como brincar de cavalinho, correr ou pular, sem exageros nem esforço demasiado, por cerca de 5 ou 10 minutos.
- Clientes do sexo feminino não podem colher a urina durante o período menstrual. - Nas 24 horas que antecedem o exame, o cliente deve evitar consumir frutas, verduras e leite e Derivados.
- Para crianças pequenas, uma vez que o leite, as frutas e as verduras fazem parte significativa da dieta, é necessário apenas evitar o consumo excessivo desses alimentos. Se preciso, uma nova coleta será solicitada.
- Nos sete dias anteriores ao exame, o cliente não pode realizar exames do trato urinário com o uso de contraste, como urografia excretora e uretrocistografia.
Secreção mamária
- A análise é realizada em material enviado ou colhido no laboratório.
- A cliente não deve apertar o mamilo nem usar medicação tópica nas mamas nas 48 horas anteriores ao exame.
Escarro
- O cliente precisa fazer a coleta em casa, antes do café da manhã, após realizar higiene oral, ou seja, escovação com creme dental e enxágüe rigoroso com água. Apenas excepcionalmente o material pode ser colhido no laboratório.
Raspado de pênis, glande, prepúcio
- A análise é realizada em material enviado ou colhido no laboratório.
Raspado uretral
- A análise é feita em amostras enviadas ou colhidas no laboratório.
Raspado vulvar
- A análise é efetuada em material enviado ou colhido no laboratório.
- O exame exige abstinência sexual de 48 horas antes da coleta. Além disso, a cliente precisa evitar o uso de cremes, pomadas ou gel vaginal nas 24 horas que o antecedem.
- Idealmente, a coleta não deve ser feita durante o período menstrual, mas pode ser realizada na vigência de sangramento não-menstrual.
Escovado do canal endocervical
- A análise é realizada em material enviado ou colhido no laboratório.
Raspado Anal:
A análise é feita em material enviado ou colhido no Fleury.
Não fazer uso de ducha, enemas no ânus nas 24 horas antes do exame.
Não utilizar lubrificantes antes da coleta porque interferem no preparo técnico e na interpretação da lamina.