Orientações para o cliente
I - Informação sobre o exame
Este exame é indicado para o diagnóstico de COVID-19 em pessoas com sintomas entre 3 e 10 dias após o início dos sintomas. Neste mesmo período, apresenta sensibilidade de 94% quando comparado ao mesmo teste realizado em amostra colhida das vias respiratórias (swab).
II - Critérios de realização
NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO.
- Para crianças de até 5 anos de idade, a coleta da saliva será feita por aspiração com seringa ou pipeta estéril. Pode ser necessário repetir o procedimento de coleta algumas vezes até que seja obtido o volume mínimo necessário para o teste (1,5 mL).
- Não há necessidade de jejum para dieta leve. Se, contudo, o exame for feito após as principais refeições (almoço e jantar), deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
- Não ingerir água ou outros líquidos por 1 hora antes da coleta, assim como não fumar ou mascar chicletes neste período.
- O cliente não pode fazer tratamento dentário nas últimas 24 horas anteriores ao exame.
- Antes da coleta, é necessário ficar três horas sem escovar os dentes ou fazer enxague bucal.
- Se o objetivo da realização for viagem, é necessário antes confirmar com a companhia aérea e com o país de destino a validade do exame em saliva é aceito.
Para atendimento particular, não é necessário solicitação médica.
Para Planos de Saúde, seguir as orientações exigidas pelo seu convênio.
Profissionais da área da saúde (Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros , Estudantes de Medicina , Farmacêuticos , Fisioterapeutas , Fonoaudiólogos, Dentistas , Médicos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Técnico de Enfermagem, Técnico e Tecnólogos em Radiologia e Médicos do Programa Mais Médicos, Médicos Veterinários, Assistentes Sociais, Psicólogos e Professores de Educação Física) possuem desconto diferenciado no exame.
Necessário apresentar o documento de vínculo ao conselho da sua classe (exceto para estudantes que precisam mostrar o vínculo com a universidade).
O laboratório aceita diversas formar de pagamento, mas excepcionalmente para o pagamento deste exame será somente Cartão de Débito ou Crédito para evitar a disseminação do vírus.
III - MODELO DE ATENDIMENTO EM DRIVE THRU
Para garantir a segurança de nossos clientes, colaboradores e médicos, leia atentamente as informações abaixo para o modelo de atendimento em Drive Thru:
Para após a coleta recomendamos que leve água para se hidratar, caso seu trajeto e atendimento ocorram em tempo maior do que o previsto.
Durante todo o procedimento, não saia do carro e mantenha fechados janelas ou teto solar enquanto estiver na fila ou nas dependências de nossas unidades, salvo orientação de um de nossos colaboradores;
O horário de atendimento é referencial, podendo haver espera de até 30 min.
Antes de realizar a coleta, faremos a confirmação dos dados pessoais através da apresentação dos seguintes documentos: identidade (RG, RNI, CNH e Passaporte), comprovação da profissão exercida (para atendimentos de profissionais de saúde), pedido médico só é necessário para atendimento com Plano de Saúde. Neste momento, por favor, não abra o vidro. Se possível, apresente os documentos indicados com o vidro fechado, sem interação física com o atendente. Se por algum motivo isso não for possível, providenciaremos uma pasta para colocar seus documentos. A higienização destes materiais é feita a cada atendimento;
Após a confirmação dos dados, o processo de pagamento poderá ser realizado por meio de cartão de débito ou crédito (não aceitamos dinheiro ou cheque), reforçamos que todas as máquinas são higienizadas a cada atendimento.
O Recibo de pagamento e a RPS serão encaminhados por e-mail. Não faremos entrega de papéis;
Após o processo de pagamento, faremos a coleta do seu exame. Nesta etapa, abra a janela apenas quando o profissional do Grupo Fleury solicitar;
Para a coleta da amostra, você deverá salivar e depositar a saliva no frasco, no mínimo até a marca inicial do funil dentro do tubo. Volumes menores de saliva podem interferir no resultado final, gerando falso negativo.
O profissional indicará o término do procedimento, neste momento, o vidro deverá ser fechado imediatamente;
Você receberá comprovante de atendimento em seu e-mail;
Não será fornecido lanche após a coleta e não será permitida a saída de pessoas do seu veículo para garantir a segurança dos demais clientes e equipe;
Ao seguir com o agendamento do exame para Coronavírus, o cliente concorda que foi suficientemente esclarecido a respeito das informações acima e que autoriza a coleta da amostra.