Logo

Ferro, medula óssea

Não é preciso agendar

Atendimento domiciliar

Disponível

Prazo de entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

  • O exame é realizado em material de medula óssea colhido no laboratório ou em outros estabelecimentos de saúde.
  • Para coleta no laboratório, é necessário entrar em contato com a central de atendimento ao cliente.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • O exame é realizado em material de medula óssea colhido no Fleury ou em outros estabelecimentos de saúde. Para coleta no Fleury, é necessário agendar o procedimento com antecedência.

Processamento e adequação da amostra

  • Conferir identificação e qualidade do material;
  • Acondicionar as lâminas secas em caixa plástica própria com a etiqueta de identificação na caixa;
  • Enviar à seção, em temperatura ambiente.

Método

  • Perls, modificado.

Valor de referência

  • Depósito intersticial: (++/+++).
  • Sideroblastos: (%) até 30%
  • Sideroblastos em anel: ausentes.

Interpretação e comentários

  • Trata-se de um teste citoquímico de coloração para ferro, realizado em esfregaço de medula óssea, que tem utilidade na semiquantificação do depósito medular de ferro. Na anemia ferropriva, há diminuição ou ausência desses depósitos, enquanto na hemossiderose ou na hemocromatose, eles estão aumentados, o que também pode ocorrer nas anemias hemolíticas, nas anemias com eritropoiese ineficaz (megaloblásticas, sideroblásticas e talassemias) e nas anemias das doenças crônicas, especialmente nas inflamatórias.
  • Os sideroblastos em anel são patológicos e aparecem em alguns casos de síndrome mielodisplásica, a exemplo das anemias refratárias, e em situações de deficiência de ácido fólico e/ou B12, intoxicação por metais pesados (Pb), deficiência de piridoxina, uso de tuberculostáticos, etc.

Outros nomes

AZUL DA PRUSSIA, COLORACAO, Depósito de ferro em medula, Ferro em medula óssea, FERRO MEDULAR, PESQUISA DE, PERLS, TESTE DE, Pesquisa do depósito de ferro na medula óssea, Pesquisa de ferro medular para neoplasias (ou síndromes) mielodisplásicas

Onde realizar

Alto da XV

Alto da XV

Rua Dias da Rocha Filho, 387, Alto da XV

Como chegar
Bacacheri

Bacacheri

Avenida Paraná, 1670 - Em frente ao Tubo Holanda, Boa Vista

Como chegar
Batel

Batel

Avenida do Batel, 1614, Batel

Como chegar
Capão da Imbuia

Capão da Imbuia

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1894, Capão de Imbuia

Como chegar
Centro

Centro

Rua Barão do Rio Branco, 222, Centro

Como chegar
Champagnat

Champagnat

Rua Padre Anchieta, 2194, Bigorrilho

Como chegar
Ecoville

Ecoville

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3530, Campo Comprido

Como chegar
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2219, Água Verde

Como chegar
João Bettega

João Bettega

Rua João Bettega, 859, Portão

Como chegar
Matriz

Matriz

Rua Dr. Roberto Barrozo, 1360, São Francisco

Como chegar
São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Rua Alcídio Viana, 837, São Pedro

Como chegar
Água Verde

Água Verde

Avenida República Argentina, 900, Água Verde

Como chegar