Logo

Homocisteína, para regionais, plasma

Não é preciso agendar

Atendimento domiciliar

Disponível

Jejum

Necessário

Prazo de entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

Este exame requer um jejum mínimo de quatro horas

Manual do exame

Processamento e adequação da amostra

  • Centrifugar a 2200 g por 10 minutos 4 °C;
  • Aliquotar 0,5 mL de plasma em tubo seco;
  • Enviar o tubo à seção, em gelo reciclável;
  • Centrifugar e separar o plasma das hemácias IMEDIATAMENTE. Caso não seja possível centrifugar imediatamente, manter a amostra em banho de gelo por no máximo até 4 horas após a coleta.

Obs: volume mínimo 0,3 mL

Estabilidade da amostra

Temperatura Ambiente: 12 horas

Refrigerado: 15 dias

Congelado: 1 ano

Método

  • Cromatografia líquida / Espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS).

Valor de referência

  • De 5,0 a 15,0 micromoles/L

Interpretação e comentários

  • A homocisteína é um aminoácido sulfurado cujo metabolismo envolve diversas enzimas, assim como as vitamina B6 e B12 e o ácido fólico. O interesse pelo estudo dessa substância aumentou quando se demonstrou que a elevação de seu teor plasmático auxilia no diagnóstico de algumas doenças genéticas raras como a homocistinúria e a acidemia metilmalônica combinada com homocistinúria. Também pode observar-se elevação da concentração de homocisteína em estados de deficiência de folato ou cobalamina.
  • No passado, a homocisteína era considerada como um preditor independente de doença cardiovascular (aterosclerose, doença cardíaca, tromboembolismo). Atualmente, o uso da homocisteína para avaliação do risco cardiovascular é incerto e controverso. Com base em várias meta-análises, a homocisteína pode ser considerada como um fator de risco menor para doença coronariana e tromboembolismo, e há uma falta de relação causal direta entre hiperhomocisteinemia e doença cardiovascular.
  • A homocistinúria, por sua vez, é um erro inato do metabolismo da homocisteína, o qual é determinado por herança autossômica recessiva e tem, como causa mais frequente, a deficiência da enzima cistationina betassintetase. A condição se caracteriza por aumento da excreção urinária da metionina e da homocisteína e de seu dímero, a homocistina, e por acúmulo dessas substâncias em diversos tecidos. A clínica da homocistinúria inclui alterações fenotípicas como hábito marfanoide, aracnodactilia, deficiência intelectual variável, luxação do cristalino, e tendência a acidentes vasculares cerebrais por tromboembolismo. Algumas formas de homocistinúria são responsivas à vitamina B6. Deve-se suspeitar de homocistinúria quando houver elevação dos valores de homocisteína plasmática pelo menos cinco vezes acima do limite superior de normalidade, na presença de quadro clínico compatível. Em raros casos esse aumento pode não ser tão expressivo.

Outros nomes

Homocisteína, para regionais, no plasma, Hiper - Homocisteína, HOMOCISTEÍNA NO PLASMA, regionais, DOSAGEM DE HOMOCISTEÍNA NO SANGUE, para regionais, DOSAGEM DE HOMOCISTEÍNA NO PLASMA, para regionais, HOMOCISTEÍNA NO SANGUE, para regionais

Onde realizar

Alto da XV

Alto da XV

Rua Dias da Rocha Filho, 387, Alto da XV

Como chegar
Bacacheri

Bacacheri

Avenida Paraná, 1670 - Em frente ao Tubo Holanda, Boa Vista

Como chegar
Batel

Batel

Avenida do Batel, 1614, Batel

Como chegar
Capão da Imbuia

Capão da Imbuia

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1894, Capão de Imbuia

Como chegar
Centro

Centro

Rua Barão do Rio Branco, 222, Centro

Como chegar
Champagnat

Champagnat

Rua Padre Anchieta, 2194, Bigorrilho

Como chegar
Ecoville

Ecoville

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3530, Campo Comprido

Como chegar
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2219, Água Verde

Como chegar
João Bettega

João Bettega

Rua João Bettega, 859, Portão

Como chegar
Matriz

Matriz

Rua Dr. Roberto Barrozo, 1360, São Francisco

Como chegar
São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Rua Alcídio Viana, 837, São Pedro

Como chegar
Água Verde

Água Verde

Avenida República Argentina, 900, Água Verde

Como chegar