Logo

Sedimento urinário, Vários Materiais

Não é preciso agendar

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

  • Este exame está indicado para crianças com menos de 3 anos, para pessoas que não tenham controle voluntário da micção e para indivíduos que estejam em uso de sonda urinária, isto é, situações em que não é possível colher um jato específico de urina.
  • O material pode ser entregue até 24 horas após a coleta, desde que mantido refrigerado.
  • Observação: caso seja necessário estar com a bexiga cheia para fazer ultra-som e houver também a solicitação de exame de urina tipo I, sedimento urinário ou cultura de urina, em vez de tomar água 1 hora antes do exame, deve-se ficar cerca de 4 horas sem urinar, para que a bexiga fique moderadamente cheia. Esta orientação visa evitar que a urina fique muito diluída e interfira no exame de urina. Caso já tenha tomado a água, deve-se desprezar toda a urina logo após o ultra-som e colher a amostra após 2 horas.
  • Não há necessidade de ingerir líquidos antes de realizar o exame.
  • Caso haja também amostra para cultura e para o exame de urina tipo I, o cliente deve seguir as orientações para a realização da cultura.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • Este exame está indicado para crianças com menos de 3 anos, para pessoas que não tenham controle voluntário da micção e para indivíduos que estejam em uso de sonda urinária, isto é, situações em que não é possível colher um jato específico de urina.
  • Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã.
  • Não há necessidade de ingerir líquidos antes de realizar o exame.
  • Importante:
  • Caso a coleta se destine também à cultura e ao exame de urina tipo I, é preciso seguir as orientações para a realização da cultura de urina.
  • Para clientes em que tenha sido marcado para o mesmo dia do exame de urina tipo I ou cultura de urina um ultra-som de abdome total ou pelve, lembrar que serão necessárias quatro horas sem urinar antes de realizar o ultra-som.
  • Para coletas fora do Fleury:
  • O cliente precisa retirar, no Fleury, o frasco adequado para a coleta de urina e a folha de instruções.
  • O material pode ser entregue até duas horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 24 horas, se permanecer refrigerado.
  • Caso haja amostra para cultura juntamente com o exame de sedimento urinário, os frascos têm de ser encaminhados ao Fleury em 30 minutos, se estiverem em temperatura ambiente, ou em 24 horas, se estiverem sob refrigeração.

Processamento e adequação da amostra

  • Enviar a urina em um tubo cônico plástico descartável à seção, na parte de baixo da caixa de malote refrigerado.
  • Volume ideal alíquota para envio: 10 ml em tubo cônico quando possível.

ATENÇÃO

  • Unidades fora de São Paulo (Brasília):

-- Enviar os tubos refrigerados (2-8 °C)

Critérios de rejeição:

  • Cliente menstruada que não colheu material com tampão vaginal
  • Contaminação visível na urina como: fecal, talco, pomada e outras.
  • A urina deve ser colhida preferencialmente em frascos fornecidos na unidade ou em frascos adquiridos em farmácia (coletor universal). Quaisquer frascos diferentes destes não serão aceitos.
  • Volume abaixo de 4mL
  • Urina fora da estabilidade:

Temperatura ambiente: até 2 horas;

Refrigerada (2-8 ºC): até 24 horas;

Congelada (-20 ºC): não aceitável

Método

  • Microscopia de fase do sedimento e microscopia com análise digital de imagens.

Valor de referência

  • Pesquisa de elementos figurados: homens, até 20.000 leucócitos por mL e até 10.000 eritrócitos por mL; mulheres, até 30.000 leucócitos por mL e até 12.000 eritrócitos por mL.

Interpretação e comentários

  • O aumento do número de leucócitos, ou leucocitúria, sugere processo inflamatório localizado em qualquer ponto do trato urinário, do glomérulo à uretra, podendo ser de causa infecciosa ou de outra natureza.
  • Encontra-se leucocitúria com urocultura negativa nas glomerulonefrites proliferativas, nas nefrites tubulointersticiais, na nefrolitíase, na rejeição de enxerto renal, em quadros febris na infância, na infecção por clamídia ou na tuberculose.
  • Quando há hematúria, a análise inclui a investigação do dismorfismo eritrocitário, caracterizado pela presença de acantócitos e/ou codócitos. Hematúrias de origem glomerular apresentam-se com dismorfismo, enquanto as não glomerulares não evidenciam essa característica.
  • A sensibilidade e a especificidade diagnósticas desta pesquisa estão entre 95% e 98%.
  • Embora a presença de cristais de cistina faça o diagnóstico de cistinúria, o exame é pouco sensível para essa finalidade (de 40% a 50%).

Outros nomes

Sedimento urinário sem especificação do jato ou em crianças , Sedimento urinário sem especificação jato ou em crianças, Sedimento urinário, sem especificação do jato, SEDIMENTO URINARIO EM USUÁRIOS DE SONDA VESICAL

Onde realizar

Alto da XV

Alto da XV

Rua Dias da Rocha Filho, 387, Alto da XV

Como chegar
Bacacheri

Bacacheri

Avenida Paraná, 1670 - Em frente ao Tubo Holanda, Boa Vista

Como chegar
Batel

Batel

Avenida do Batel, 1614, Batel

Como chegar
Capão da Imbuia

Capão da Imbuia

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1894, Capão de Imbuia

Como chegar
Centro

Centro

Rua Barão do Rio Branco, 222, Centro

Como chegar
Champagnat

Champagnat

Rua Padre Anchieta, 2194, Bigorrilho

Como chegar
Ecoville

Ecoville

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3530, Campo Comprido

Como chegar
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2219, Água Verde

Como chegar
João Bettega

João Bettega

Rua João Bettega, 859, Portão

Como chegar
Matriz

Matriz

Rua Dr. Roberto Barrozo, 1360, São Francisco

Como chegar
São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Rua Alcídio Viana, 837, São Pedro

Como chegar
Água Verde

Água Verde

Avenida República Argentina, 900, Água Verde

Como chegar