Teste de supressão do cortisol, com 2 mg de Dexametasona, soro

  • Agendamento
  • Este exame nao necessita ser agendado.
  • Orientações necessárias
  • I - Informações sobre o exame - O exame compreende a dosagem de cortisol após supressão com dexametasona. - O medicamento deve ser tomado de 6 em 6 horas, na dose de 0,5 mg de dexametasona em cada tomada, começando às 12 horas do primeiro dia e terminando às 6 horas do terceiro dia (1º dia às 12, 18 e 24 horas; 2º dia às 6, 12, 18 e 24 horas; 3º dia às 6 horas), totalizando oito doses. Colher amostra de cortisol às 8h do terceiro dia. - O cliente não deve fazer outros exames de sangue no dia da coleta do cortisol. A dose padrão para este exame é 2mg por dia, totalizando 4 mg. Este teste também pode ser realizado após administração de 2 mg de dexametasona às 23h,dose única, na noite anterior à coleta do cortisol.Neste caso, a dose total será de 2 mg de dexametasona. A forma de administração da dexametasona deve ser orientada pelo médico do cliente. Caso o médico não especifique a forma de administração da medicação, fazer dose única de 2 mg na noite anterior, às 23h, e colher cortisol na manhã do dia seguinte, às 08h. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame. - É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides.
  • Prazo de Entrega
  • Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Cobertura de convênio

Nós temos várias operadoras de saúde e planos cadastrados. Para saber se o seu plano cobre este exame, consulte nossa página de convênios ou ligue para nossa central de atendimento (11) 3139-8000


Pagamento particular

Não possui convênio? Saiba que você pode realizar este exame e efetuar o pagamento particular. A a+ Saúde possui condições especiais de pagamento. Confira!

Consulte condições de pagamento: