O câncer bucal corresponde a um dos principais tipos de câncer de cabeça e pescoço, mais prevalente em homens acima dos 40 anos.
O diagnóstico é muitas vezes tardio, pois muitos dos sinais e sintomas são comuns a muitas outras condições. Mas com a conscientização e cuidados preventivos, é possível mudar essa realidade.
Identificando os sintomas.
Uma das características mais preocupantes do câncer bucal é que seus sintomas podem ser confundidos com problemas comuns de saúde bucal, como feridas ou úlceras. Conheça alguns sinais de alerta que podem indicar a presença do câncer bucal:
Feridas que não cicatrizam
Manchas (esbranquiçadas ou avermelhadas) na língua, gengivas, amígdalas, céu
da boca e/ou mucosas bucais
Inchaço ou nódulo na parte interna da bochecha
Dificuldade persistente ao mastigar ou engolir.
Mudanças no tom da voz (rouquidão)
Dor persistente na garganta
Se notar algum desses problemas, procure imediatamente a avaliação de um profissional da saúde bucal.
Prevenção: adotando bons hábitos.
O câncer bucal pode afetar qualquer pessoa, independente de seus hábitos. Entretanto, existem algumas dicas para prevenção
Evite o tabagismo e uso excessivo de álcool: principais fatores de risco para o câncer bucal. Parar de fumar e reduzir o consumo de álcool podem ajudar a reduzir o risco.
Mantenha-se saudável: uma dieta balanceada com frutas e vegetais, rios em vitaminas (principalmente a C) e sais minerais.
Higiene bucal: escove os dentes com regularidade, use fio dental e faça consultas regulares com o dentista. Isso não só ajuda a manter uma boa saúde bucal, mas também permite que seu dentista identifique precocemente qualquer sinal de câncer bucal.
Estamos aqui para te ajudar sobre todas as questões associadas a sua saúde, incluindo a bucal. Caso possua alguma dúvida entre em contato conosco.
Lembre-se, a conscientização é o primeiro passo para a prevenção e o tratamento eficaz do câncer bucal. Juntos, podemos fazer a diferença.
Fonte:sbco.org.br