Endometriose e fertilidade: saiba como a condição afeta as chances de concepção e dicas para aumentá-las

A endometriose é um problema de saúde que afeta muitas mulheres em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo crescimento do tecido que normalmente reveste o útero fora do órgão, gerando dores e outros sintomas desagradáveis. Além disso, a endometriose pode prejudicar a fertilidade feminina.


Se você tem endometriose e está preocupada com a possibilidade de engravidar, aqui explicamos o que é essa doença, como ela pode afetar a fertilidade e quais medidas podem ser tomadas para aumentar as chances de concepção.


Você sabe o que é endometriose?

Endometriose é uma doença inflamatória em que o tecido endometrial cresce fora do útero, atingindo outras partes do corpo, como os ovários, as tubas uterinas, a bexiga e o intestino. O crescimento desses focos de endometriose pode causar dores pélvicas, cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual e outros sintomas desconfortáveis.


Como a endometriose pode afetar a fertilidade?

A endometriose pode prejudicar a fertilidade feminina de várias formas. A inflamação causada pela doença afeta a qualidade dos óvulos e é prejudicial para os espermatozoides, dificultando a fecundação e a implantação do embrião no útero.

Além disso, ela gera tecidos cicatriciais (aderências) nas tubas uterinas, nos ovários e outros locais da cavidade pélvica, dificultando a liberação do óvulo pelos ovários, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide e o transporte do óvulo fecundado pelas tubas uterinas até o útero. A endometriose também prejudica o revestimento uterino, tornando mais difícil a implantação e o desenvolvimento adequado do embrião.


É possível engravidar com endometriose?

Existem diversas opções de tratamento disponíveis para mulheres que têm endometriose e desejam engravidar. O tratamento correto ajuda a reduzir a inflamação, melhorar os sintomas e eliminar os focos de endometriose e as aderências, ajudando no reestabelecimento da fertilidade. Se você tem endometriose e deseja engravidar, converse com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis.

Em algumas situações, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma opção para alcançar a gravidez. Essa técnica de reprodução assistida pode ajudar a contornar muitos dos obstáculos gerados pela endometriose em relação à fertilidade. Fale com seu médico sobre essa opção e como ela pode ajudá-la a engravidar.


18/05/23

18 de maio de 2023

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias