A a+ oferece o teste RT-PCR para detecção da varíola por vírus Monkeypox. Confira abaixo informações como prazo de resultado, quais unidades disponibilizam o exame e quando fazer o teste.
(em amostras de lesão de pele: vesícula, úlcera ou crosta)
Não há necessidade de agendamento prévio para realizar o exame nas unidades.
Tempo para disponibilização do resultado: em até 3 dias úteis* (sem contar o sábado) às 22h
*Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.
Faça a coleta em casa com o a+ até você. Verifique área de cobertura e mais informações em nossa Central de Atendimento.
Conheça as dúvidas e curiosidades mais frequentes e suas respostas:
Como surgiu a doença?
O vírus Monkeypox (MPXV) pertence ao gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae. É comumente encontrado na África Central e Ocidental, muitas vezes nas proximidades de florestas tropicais, e tem aparecido cada vez mais em áreas urbanas. Seus hospedeiros animais incluem uma variedade de roedores e primatas não humanos. Com
a erradicação da varíola humana, em 1980, e a subsequente interrupção da vacinação contra a doença, o MPXV emergiu como o ortopoxvírus mais importante para a saúde pública, sobretudo a partir de maio de 2022, quando se iniciou o atual surto multinacional de dimensões sem precedentes. Este surto tem como peculiaridade o fato de não envolver os hospedeiros não humanos na cadeia de transmissão, ou seja, a transmissão de pessoa a pessoa é a via mais importante neste momento.
Como acontece a transmissão?
Qual o período de transmissão do vírus?
O período de transmissibilidade do vírus ocorre a partir do início dos sintomas até a completa cicatrização das lesões cutâneas e mucosas. Já o período de incubação é, em média, de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 dias.
Quais são os principais sintomas?
A infecção pode ser dividida em dois períodos.
Como prevenir?
A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola por MPXV é evitar o contato direto com pessoas infectadas e seus objetos de uso pessoal, lavar as mãos com água e sabão e usar máscara de proteção cobrindo nariz e boca, principalmente quando prestar cuidados a essas pessoas. O cumprimento das recomendações de isolamento dos doentes é fundamental para interromper a circulação do vírus na comunidade.
Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Atendimento:
Telefone: 4020-8000
WhatsApp: (41) 4020-8000