Você sabia que o laboratório a+, através da parceria com a Toxicologia Pardini, possui 12 unidades credenciadas em Curitiba e São José dos Pinhais para a realização do exame toxicológico de larga janela de detecção?
Para realizar o exame não é necessário agendamento prévio, basta ir até a unidade mais próxima. Se precisar de mais informações, fale pelo WhatsApp com a Toxicologia Pardini:
O que é o toxicológico de larga janela de detecção?
A obtenção da CNH nas categorias C, D ou E requer a realização do exame toxicológico, conforme estabelecido pela Lei Federal 13.103/2015, conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista.
Além disso, é obrigatório submeter-se ao exame em casos de alteração de categoria da CNH, renovação da CNH e a cada intervalo de 2 anos e 6 meses, conforme previsto na Lei Federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico.
A partir de março de 2016, a abrangência da Lei do Caminhoneiro se estendeu a todo o território brasileiro, e desde 2017, o exame toxicológico também é exigido para admissão e desligamento de motoristas profissionais contratados no regime CLT.
Esse exame tem a capacidade de detectar o consumo de substâncias entorpecentes em um período que varia entre 90 e 180 dias anteriores à coleta, sendo assim denominado exame toxicológico de ampla janela de detecção.
Vale destacar que apenas o exame toxicológico de ampla janela atende aos requisitos necessários para obtenção e renovação da CNH, conforme estabelecido pela Lei 13.103/2015.
Para garantir a precisão do exame toxicológico, é fundamental selecionar um laboratório que esteja devidamente credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e é claro que a a+ Medicina Diagnóstica possui esse credenciamento.
A coleta da amostra é realizada de forma não invasiva e indolor, utilizando um método avançado que envolve o corte de uma pequena mecha de cabelo próximo à raiz. Além de ser totalmente segura, não causa desconforto ao doador e garante a confiabilidade dos resultados.
Para quem tem os cabelos curtos, o exame também pode ser realizado por meio da raspagem de pelos de diferentes regiões do corpo, como peito, pernas, braços e axilas.
No contexto da renovação da CNH, é permitido utilizar o exame toxicológico periódico em um prazo de até 90 dias após a coleta da amostra. Após esse intervalo, é imprescindível que o motorista realize um novo exame toxicológico com o objetivo de renovar a CNH.
É fundamental salientar a existência de uma diferenciação entre a validade do documento exigido para a renovação da CNH, o qual deve ser apresentado ao Detran, e a validade após o cumprimento da obrigação.
Após a realização do exame e a renovação/atualização do toxicológico, a validade será de 2 anos e 6 meses, a partir da data da última renovação do exame toxicológico.
Qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?
O exame toxicológico é capaz de identificar o uso de drogas nos últimos três meses (90 dias) por meio da análise de cabelos. No entanto, quando são utilizados pelos do corpo, como braços, pernas, axilas ou peito, o tempo de detecção é estendido para seis meses (180 dias).
Para realizar o teste com amostras de cabelo, é necessário que o motorista possua um comprimento mínimo de 3 cm. Caso o comprimento do cabelo seja maior que o mínimo exigido, a análise continuará abrangendo apenas os últimos 90 dias anteriores à coleta.
Quais drogas detectadas no exame toxicológico?
As principais drogas detectadas no exame toxicológico são:
Maconha;
Haxixe;
Skun;
Hidrocodona;
Hidromorfina;
Fenciclidina;
Mazindol;
Codeína;
Anfepramona;
Cocaína;
Crack;
Merla;
Heroína;
Metanfetaminas;
Morfina;
Anfetaminas;
Ecstasy (MDMA, MDA, MD, EVE);
Femproporex.
O exame toxicológico está disponível em todas as unidades no Paraná do laboratório a+, com credenciamento e processo necessário para validação do seu toxicológico. Para realizar seu exame, basta ir até uma de nossas unidades Para mais informações, entre em contato via WhatsApp, clicando no botão abaixo.