Diante do cenário que estamos vivendo, a utilização das máscaras de pano tem ajudado a diminuir o risco de incidência de infecções pelo Coronavírus. Com isso, é comum o surgimento de dúvidas sobre como colocar, manusear, limpar e até mesmo quais os tecidos que podem ser usados para a confecção de uma máscara.
Para ajudá-lo, separamos dicas fundamentais que devem ser adotadas para que o uso seja realmente eficaz e o cuidado com a sua saúde esteja sempre em dia.
As máscaras de pano são recomendadas para utilização em locais públicos, onde é mais difícil e até mesmo inviável manter a distância física (ex.: transporte público, supermercados e farmácias).
A utilização de mascaras não protege totalmente o usuário de adquirir a infecção, mas reduz potencialmente a propagação de gotículas respiratórias no ambiente, protegendo as pessoas nos arredores e reduzindo a circulação do vírus na população.
A máscara de pano deve ser feita levando-se em consideração:
Veja quais são os tecidos ideais para confeccionar uma máscara.
Caso seja utilizado um tecido sintético, é muito importante que ele não cause alergia.
É recomendado que o tecido tenha três camadas:
Para Colocar a máscara, siga os passos:
Para retirar a máscara:
Como Limpar a máscara de tecido?
Lavar com agua corrente e sabão neutro e depois, deixá-la de molho na água, com sabão e água sanitária ou equivalente, durante 20 a 30 minutos. Após ter secado, passar ferro quente e guardar a máscara em recipiente fechado.
Até quando posso usar a máscara de tecido?
Quando a máscara perder a elasticidade e não cobrir totalmente a boca e o nariz, ela deve ser descartada.
Não se deve compartilhar a máscara, o uso é individual.
Não devem utilizar a máscara de tecido: