Outubro Rosa e Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata!

Todos os anos, a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul chamam a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Várias associações médicas, junto ao Ministério da Saúde, contribuem para a divulgação de informações e dados relevantes sobre diferentes tipos da doença, como o câncer de mama e o de próstata, com o objetivo de quebrar tabus, incentivar o autocuidado e reforçar que a detecção precoce eleva significativamente as chances de cura. 

 

Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um crescimento de 77% no número de casos de câncer até 2050. Os cânceres mais incidentes no Brasil, segundo as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são pele não melanoma, seguido por mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. 


Por que o número de casos de câncer tende a crescer? 

O aumento no número de casos de câncer é uma realidade preocupante em todo o mundo, e diversos fatores contribuem para essa tendência. Esse aumento está ligado, sobretudo, ao envelhecimento da população, somado ao estilo de vida moderno marcado por sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo de álcool, por exemplo. 

 

A obesidade está diretamente relacionada ao aumento do risco de pelo menos 13 tipos de câncer, incluindo mama e próstata, segundo a OMS. Manter peso corporal saudável através de alimentação equilibrada e atividade física regular é uma das medidas preventivas mais eficazes. 

 

O álcool é considerado um carcinógeno pela OMS e está ligado ao aumento do risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama. Mesmo o consumo moderado pode elevar esse risco. 

 

Embora seja mais associado ao câncer de pulmão, o tabagismo também aumenta a probabilidade de desenvolver outros tipos de câncer, como o de próstata, e pode agravar o prognóstico de quem já foi diagnosticado. 


É possível reduzir o risco de câncer?  

Sim, através da adoção de algumas medidas, como: não fumar, manter um peso corporal saudável; praticar atividade física regularmente; evitar ou reduzir o consumo de álcool; vacinar-se contra o HPV e a hepatite B se você pertence a um grupo para o qual a vacinação é recomendada; evitar a exposição à radiação ultravioleta  e/ou usar medidas de proteção solar; entre outras. 

 

O câncer é uma doença que pode afetar qualquer pessoa e, para aumentar a conscientização, campanhas como a Outubro Rosa e Novembro Azul têm o objetivo de desmistificar o medo que muitas pessoas sentem ao descobrir a doença. 

 

É importante lembrar que nenhum hábito saudável substitui o diagnóstico precoce. Consultas anuais com ginecologista ou mastologista para mulheres e com urologista para homens, juntamente com os exames recomendados para cada idade e perfil de risco, continuam sendo indispensáveis. 


Check-up laboratorial de rotina com a a+ 

Procure o seu médico e faça seus exames. 

Na a+ você pode realizar exames laboratoriais essenciais para a detecção e prevenção do câncer. Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo telefone (41) 4020-8000 para obter mais informações.   

O Outubro Rosa e o Novembro Azul nos lembram que cuidar da saúde deve ser uma prioridade durante todo o ano, não apenas em datas comemorativas. 

Atendimento móvel alt text

02/10/25

02 de outubro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar