Confira a parceria para exames toxicológicos entre a+ e Labet

O exame toxicológico fornecido pela a+ Medicina Diagnóstica procura vestígios de substâncias químicas presentes no cabelo em até 180 dias após o último uso. Não é necessário agendamento.

Na a+, motoristas profissionais contam com todas as facilidades para realizar seu exame toxicológico e cumprir a exigência do Conselho Nacional de Trânsito na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Afinal, quem procura confiança e segurança no trabalho sabe que pode contar sempre com a credibilidade de nossos resultados.

O QUE MUDA COM A NOVA LEI DE TRÂNSITO

A lei de trânsito antiga determinava que todos os motoristas das categorias C, D e E fizessem o exame toxicológico apenas ao obter ou renovar a CNH. Com as novas regras, os condutores também deverão realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses a partir da data da obtenção ou renovação da CNH quando tiverem menos de 70 anos de idade. Já os condutores com mais de 70 anos deverão fazer o teste a cada 1 ano e 6 meses.

As novas determinações entraram em vigor a partir do mês de abril de 2021 e o não cumprimento pode acarretar multas, pontos na carteira e suspensão da CNH.

Atente-se aos períodos de renovação:

  • Condutores com menos de 50 anos: a CNH tem validade de 10 anos;
  • Condutores entre 50 e 70 anos: A CNH é válida por 5 anos;
  • Condutores acima de 70 anos: validade de 3 anos.

OBRIGATORIEDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO

Além da obrigatoriedade do regulamento da CNH, o exame toxicológico pode ser obrigatório nas seguintes situações:

  • Admissão ou demissão em uma empresa;
  • Detran;

EXAME TOXICOLÓGICO PARA RENOVAR A CNH

O exame é obrigatório por lei para obter a CNH nas categorias C, D e E. Caso o motorista não realize o teste obrigatório, poderá ser multado e ter o documento suspenso até a regularização.

É recomendado que a coleta seja realizada com antecedência, antes do vencimento do prazo determinado por cada faixa etária.

O exame toxicológico é importante para evitar situações ilegais dentro da empresa e priorizar o bem-estar dos colaboradores.

QUANDO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO?

Para regularizar a CNH é necessário fazer o exame no período de 2 anos e meio ou 1 ano e meio, dependendo da idade do condutor.

O exame é de larga escala e permite identificar substâncias químicas presentes no organismo até 180 dias após o último uso.

COMO É FEITO O EXAME TOXICOLÓGICO

Para realizar o exame toxicológico não é exigido nenhum tipo de preparo prévio. Ele é feito por meio da coleta de cabelo ou pelos da pessoa examinada e enviado para análise laboratorial.

É utilizada uma técnica para analisar compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser encontrados nos fios de cabelo e, assim, determinar o resultado.

Há dois resultados possíveis para exame: negativo e positivo. Quando o resultado é negativo, significa que nenhuma substância foi encontrada no material.

Já se o resultado for positivo, indica que houve uso de substâncias como maconha, cocaína, opiáceos (codeína), morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e/ou metanfetamina.

O exame é realizado dentro do horário de coleta das unidades, não é necessário agendamento ou pedido médico. No dia do exame, levar um documento com foto.

PREÇO DO EXAME 

O preço pode variar de acordo com a forma de compra do teste. A compra pode ser feita diretamente no site ou nas unidades da Labet, podendo ter variação de preço devido à localização.

ONDE COMPRAR O EXAME

Para comprar online, acesse o site do parceiro Labet, realize a compra e selecione uma das unidades da a+ para realizar a coleta. (www.labet.com.br)

Se preferir, compareça em uma das unidades a+ para realizar a compra, o exame é realizado por ordem de chegada e não é necessário agendamento prévio.

UNIDADES QUE OFERECEM O TESTE

Todas as unidades da a+ em Curitiba e São José dos Pinhais oferecem o exame. Confira os endereços clicando aqui. 


20/05/22

20 de maio de 2022

Compartilhar: