Com foco em saúde e bem-estar, nos preocupamos com sua saúde integral; e os números não mentem: a saúde mental é um problema global que atinge milhões de pessoas. Neste Setembro Amarelo, apresentaremos dados que reafirmam a importância de cuidar da saúde mental.
Dados que revelam:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população. Outra informação relevante é que uma em cada quatro pessoas no país terá algum transtorno mental ao longo da vida.
Um estudo realizado por uma plataforma voltada para saúde mental no trabalho (Vittude), destacou que 37% dos brasileiros estão com estresse extremamente severo e 59% se encontram em estado máximo de depressão.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 mostrou registro anual de cerca de 16 mil suicídios nos últimos dois anos (2023 e 2022), o que representa uma taxa de 8 suicídios a cada 100 mil habitantes.
Por que esses números são importantes?
Esses dados mostram que a saúde mental é um problema que afeta todas as pessoas, sem distinção de idade ou condição social. Ignorar os sintomas pode causar problemas como:
Problemas cardíacos: ansiedade e depressão podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Doenças autoimunes: o estresse crônico pode desencadear e agravar doenças como a artrite reumatoide e a psoríase.
Influência negativa sobre a imunidade: o estresse psicológico crônico pode influenciar o sistema imunológico de forma negativa, podendo deixar o organismo mais vulnerável a infecções.
Dificuldades nas relações interpessoais: problemas de saúde mental podem afetar a vida social e profissional.
O que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental?
Cuidar da saúde mental é um processo contínuo que envolve muitas ações, sendo algumas delas:
Entender o problema e procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.
A prática regular de atividades físicas auxilia no combate à ansiedade e à depressão.
Uma boa alimentação fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Dormir bem é importante para a saúde mental e física.
Realize exames periódicos para identificar possíveis problemas de saúde que afetem a sua saúde mental.
A saúde mental é um dos nossos bens mais valiosos que devemos cuidar todos os dias. Buscar ajuda e adotar hábitos saudáveis constantemente é um investimento em sua qualidade de vida. Setembro Amarelo é um momento importante para refletir sobre a sua saúde mental. Se respeite e não espere que os problemas se agravem para buscar ajuda. Cuide de você.