Preparos do exame

Angiotomografia, venosa do abdome e pelve

Outros nomes: ANGIOTOMOGRAFIA VENOSA DE ABDOME E PELVE, ANGIOTOMOGRAFIA DE VEIA CAVA INFERIOR, ANGIOTOMOGRAFIA DE VEIAS ILÍACAS, ANGIOTOMOGRAFIA DE VEIAS RENAIS, ANGIOTOMOGRAFIA DE ABDOME/PELVE PARA PESQUISA DE TROMBOSE VENOSA, ANGIOTOMOGRAFIA DE ABDOME/PELVE PARA PESQUISA DE COMPRESSÃO DA(S) VEIA(S) ILÍACA, ANGIOTOMOGRAFIA DE ABDOME/PELVE PARA PESQUISA DE SINDROME DE COCKETT, ANGIOTOMOGRAFIA DE ABDOME/PELVE PARA PESQUISA DE SINDROME DE NUTCRACKER, ANGIOTOMOGRAFIA DE PELVE PARA AVALIAÇÃO DE VARIZES PÉLVICAS

Este exame precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Informações sobre o exame
- Trata-se de uma tomografia computadorizada da veia cava inferior, das veias ilíacas e das demais veias do abdome e da pelve.

II - Critérios de realização
- O exame é feito somente com solicitação médica.
- Este exame não é realizado em menores de 5 anos de idade ou em clientes - tanto crianças com mais de 5 anos quanto adultos - que, sabidamente, tenham dificuldades de colaborar, por exemplo, em casos de claustrofobia. Essas restrições se devem ao fato de a tomografia não poder ser feita com anestesia no a+ Medicina Diagnóstica.
Para Marca a+SP: Crianças menores de dezesseis anos ou indivíduos com enfermidade mental e/ou que não tiverem o necessário discernimento para a prática de seus atos não poderão ficar desassistidos durante a realização de exames do seu responsável e nem permanecer em sala, caso estes representem riscos à sua saúde.

- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Uma vez que esta angiotomografia utiliza contraste, mulheres que estejam amamentando precisam interromper temporariamente a amamentação, em geral por um período de 24 a 48 horas. Em tais casos, é possível contatar o médico do setor para obter esclarecimentos complementares.
- Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.

- Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento para instruções adicionais. Após o agendamento através da Central de Atendimento, será necessário comparecer a unidade (durante horário de Atendimento da Unidade) para realizar uma entrevista com o médico um dia antes da data agendada, caso não compareça há possibilidade de remarcar o exame.

Importante -> Essa entrevista é de suma importância pois existe a necessidade da liberação da receita por parte do médico para comprar a medicação anti-alérgica, bem como receber orientação sobre o exame.

- Para a realização do procedimento, o cliente deve comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes na região do abdome e da pelve. Recomenda-se ainda que piercings sejam retirados.
- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo na unidade.
- Limites: peso 180 kg e circunferência abdominal de 180 cm.
- O cliente precisa apresentar resultados anteriores relacionados ao exame, se houver.

- Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.

III - Preparo

Para este exame não é necessário jejum.

IV - Suspensão de medicamentos
- O cliente deve suspender, nas 48 horas que antecedem a angiotomografia e com o consentimento do médico-assistente, o uso de medicamentos que contenham metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e fenformina (Debei®), visto que esses fármacos são contraindicados nos exames com contraste iodado endovenoso. A suspensão de tais medicações ainda tem de continuar nas 48 horas após o procedimento.
- Todos os demais medicamentos de uso diário podem ser ingeridos no horário habitual, mas com pequena quantidade de água.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Convênios

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

IMPORTANTE: Verifique com nosso atendimento se o seu Convênio é aceito na unidade escolhida e se a Cobertura para seu Exame é atendida pelo seu convênio