Orientações para o cliente
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em duas etapas:
-- a primeira, que dura aproximadamente duas horas, compreende a administração do radiofármaco por via endovenosa e a obtenção das imagens;
-- a segunda, que começa logo após o término da primeira e tem a mesma duração, abrange o teste ergométrico, de esforço físico, a administração do radiofármaco e a aquisição de novas imagens.
- Observação:
- O horário exato para o início da segunda fase do exame é fornecido pelo analista de Medicina Nuclear ao término da primeira fase.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente antes de comparecer à unidade de atendimento.
- O teste não pode ser feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- Os métodos de Medicina Nuclear interferem nesta cintilografia. Por isso, logo no agendamento, o cliente precisa informar ao Fleury eventuais tratamentos ou exames prévios com radiofármacos, pois pode haver necessidade de aguardar algum tempo antes do procedimento.
- Caso tenha se submetido a uma tomografia das coronárias, o cliente deve aguardar 72 horas para realizar este exame.
- Ao agendar o procedimento, o cliente ainda tem de relatar os nomes de medicamentos em uso para que sejam verificados os prazos de suspensão. A interrupção de qualquer medicação, no entanto, precisa contar com ordem expressa do médico assistente. Em tais casos, recomenda-se que o fármaco utilizado seja levado à unidade, uma vez que ele pode ser tomado logo após o exame.
- É muito importante que o cliente apresente resultados anteriores relacionados à condição que está sendo investigada, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.
III - Contraindicações
- Este exame não pode ser feito na vigência de estado febril, infecção aguda, diarreia, período menstrual, tensão emocional ou cansaço extremo.
- Este exame é contra-indicado para portadores de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), angina instável, enxaqueca importante, quadro febril e processos infecciosos agudos.
- Esta cintilografia é contra-indicada para portadores de angina instável, hipertrofia septal assimétrica, arritmias ventricular complexa ou na vigência de estado febril e infecções agudas.
IV - Preparo
- Nas 24 horas que antecedem o exame, o cliente deve seguir as recomendações abaixo:
-- não ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos, uma vez que o consumo dessas substâncias inviabiliza a realização do procedimento;
-- não tomar bebidas alcoólicas;
-- não aplicar produtos como cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
- No dia do exame:
- não praticar exercícios físicos;
- não fumar pelo menos três horas antes e uma hora depois da cintilografia;
- fazer uma alimentação leve, uma vez que é preciso tomar um lanche, no Fleury, após a administração do radiofármaco;
- comparecer à unidade com roupas confortáveis para o exercício e calçados com sola de borracha ou tênis;
- comparecer à unidade vestindo preferencialmente roupas com abertura na frente do tórax e sem nenhum acessório de metal;
- não portar objetos metálicos na região do pescoço e tórax, tais como correntes, colares, gargantilhas, etc.
- O cliente pode tomar banho após o exame, desde que tenha à mão toalha, chinelos com sola de borracha e produtos para higiene pessoal.
Só para mulheres
- No dia do exame, a cliente deve evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal na frente - o fecho das costas não interfere na cintilografia.
Só para homens
- Pode haver necessidade de uma tricotomia (depilação) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
V - Cuidados após o exame
- Devido ao uso de eletrodos na pele do tórax, após o exame é preciso evitar a luz do sol nessa região por uma semana. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.
Se medicação suspensa, a mesma deverá ser reintroduzida.