Logo

BCR-ABL, Hibridação in situ, medula óssea

Não é preciso agendar

Medicamentos

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Prazo de entrega

Em até 5 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

  • Este exame é realizado em material de medula óssea.
  • A coleta do material pode ser realizada no laboratório, mediante agendamento prévio.
  • Amostras colhidas fora do laboratório devem ser mantidas sob refrigeração e entregues até 24 horas após a coleta.

Atenção: Somente serão aceitas amostras colhidas em heparina sódica ou em EDTA.

  • Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • Não realizamos análise de material de anatomopatológico desse exame já colhido pelo médico em bloco de parafina, somente se for de citologia.
  • Se a coleta de medula óssea for no Fleury, ela deve ser previamente agendada.
  • Material Enviado - Somente serão recebidas amostras que estiverem nessas condições: entregar a unidade em até 12 horas após a coleta, em meio de transporte e sob refrigeração, pois há risco de perda da viabilidade celular.
  • Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:

https://www.fleurygenomica.com.br/

Processamento e adequação da amostra

  • Encaminhar o material refrigerado ao setor o mais rápido possível, num período máximo de 24 horas, juntamente com o questionário previamente preenchido pelo cliente e a receita médica.

Não serão aceitas amostras enviadas em seringas.

Método

  • Hibridação "in situ" por fluorescência.
  • Trata-se de reação onde se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo que vai se ligar ao DNA alvo complementar.
  • São analisadas, no mínimo, 200 interfases por dois ou mais observadores.

Valor de referência

Sonda BCR/ABL (ABL1) DF

Controle normal < 3% de células com duas fusões de BCR::ABL1 e um sinal extra separado de ABL1 e BCR.

Interpretação e comentários

A hibridação in situ por fluorescência (FISH) é um método citogenético-molecular que utiliza uma sequência de DNA marcada (sonda), complementar ao DNA-alvo, ou seja, àquele que se pretende estudar, podendo ser feito em metáfase e intérfase. A reação de FISH com sonda BCR/ABL (ABL1) permite a detecção do rearranjo gênico BCR::ABL1 ou do equivalente molecular da translocação entre os cromossomos 9 e 22, que resulta no cromossomo Philadelphia. É um método rápido, sensível e específico, indicado para o diagnóstico Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Linfoide Aguda (LLA) ou para diagnóstico diferencial entre LMC e as Neoplasias Mieloproliferativas (NMP) que são PH negativas.

Outros nomes

Cromossomo philadelphia por hibridação in situ fish em medula óssea , Fish para LMC em medula óssea, Fish para translocação 9 e 22 em medula óssea , PH1, FISH EM MEDULA OSSEA, PESQUISA, Hibridação in situ cromossomo Filadélfia por fish em medula óssea , Pesquisa de BCR-ABL1 por método FISH em medula óssea, Hibridação in situ por fluorescência, FISH para BCR-ABL1 em medula óssea

Onde realizar

Angélica

Angélica

Avenida Angélica, 2318, Consolação

Como chegar
Avenida Jundiaí

Avenida Jundiaí

Avenida Jundiaí, 643, Anhangabau

Como chegar
Brigadeiro

Brigadeiro

Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2332 - Estac. conveniado Fac Park: Rua Manoel da Nóbrega, 88, Paraiso

Como chegar
Guarulhos

Guarulhos

Avenida Paulo Faccini, 1315, Guarulhos

Como chegar
Jardim Paulista (Jundiaí)

Jardim Paulista (Jundiaí)

Av. Antônio Segre, 241, Parque do Colégio

Como chegar
Lapa

Lapa

Rua Barão de Jundiaí, 284, Lapa

Como chegar
Osasco

Osasco

Rua Presidente Castelo Branco, 289 e 305, Centro

Como chegar
Paraíso

Paraíso

Rua do Paraíso, 450 - Estacionamento conveniado na Rua Nilo, 457 (Prontopark), Paraíso

Como chegar
São Bernardo Prestes Maia

São Bernardo Prestes Maia

Avenida Francisco Prestes Maia, 957, Centro

Como chegar
Tatuapé Itapura

Tatuapé Itapura

Rua Itapura, 428, Tatuapé

Como chegar