Logo

Cariótipo, para Síndromes de Quebras Cromossômicas, sangue periférico

Não é preciso agendar

Prazo de entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

  • Exame realizado em sangue periférico.
  • Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados, durante o horário de atendimento normal de atendimento das Unidades.

Manual do exame

Orientações necessárias

  • Exame realizado em sangue periférico.
  • Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados, durante o horário de atendimento normal do Fleury.

Processamento e adequação da amostra

  • Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
  • Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados.

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: não aceitável;

Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas;

Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

  • Análise dos cromossomos dos linfócitos após cultura de 72 horas, estimulados com fitohemaglutinina, com adição de agentes clastogênicos como: mitomicina (MMC), diepoxibutano (DEB). São analisadas 50 metáfases de cada cultura, de acordo com o agente clastogênico adicionado à cultura, considerando as quebras, falhas, minuto, duplo minuto, cromossomo em anel, cromossomo dicêntrico, translocação e figuras radiais.
  • Finalidade: diagnosticar citogeneticamente a síndrome de instabilidade cromossômica - anemia de Fanconi.

Valor de referência

Sexo Feminino normal = 46,XX

Sexo Masculino normal = 46,XY

Interpretação e comentários

  • Algumas doenças herdadas estão agrupadas como síndromes da instabilidade cromossômica, com destaque para a anemia de Fanconi (AF). O exame de cariótipo para essa síndrome visa detectar a hipersensibilidade a agentes clastogênicos que alteram a estrutura dos cromossomos (quebras, falhas, minuto, duplo minuto, cromossomo em anel, cromossomo dicêntrico, translocação e figuras radiais).

Outros nomes

Cariótipo para anemia de Fanconi, Cariótipo com mitomicina, Cariograma para quebras cromossômicas, Cariótipo com DEB, Cariótipo síndromes de quebras cromossômicas, Anemia de Fanconi, Cariótipo para quebras cromossômicas

Onde realizar

Angélica

Angélica

Avenida Angélica, 2318, Consolação

Como chegar
Avenida Jundiaí

Avenida Jundiaí

Avenida Jundiaí, 643, Anhangabau

Como chegar
Brigadeiro

Brigadeiro

Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2332 - Estac. conveniado Fac Park: Rua Manoel da Nóbrega, 88, Paraiso

Como chegar
Canário

Canário

Rua Canário, 1240, Moema

Como chegar
Chácara Flora

Chácara Flora

Avenida Washington Luís, 2480, Santo Amaro

Como chegar
Guarulhos

Guarulhos

Avenida Paulo Faccini, 1315, Guarulhos

Como chegar
Jardim Paulista (Jundiaí)

Jardim Paulista (Jundiaí)

Av. Antônio Segre, 241, Parque do Colégio

Como chegar
Lapa

Lapa

Rua Barão de Jundiaí, 284, Lapa

Como chegar
Osasco

Osasco

Rua Presidente Castelo Branco, 289 e 305, Centro

Como chegar
Paraíso

Paraíso

Rua do Paraíso, 450 - Estacionamento conveniado na Rua Nilo, 457 (Prontopark), Paraíso

Como chegar
Santo Amaro

Santo Amaro

Avenida Guarapiranga, 32, Capela do Socorro

Como chegar
São Bernardo Prestes Maia

São Bernardo Prestes Maia

Avenida Francisco Prestes Maia, 957, Centro

Como chegar
Tatuapé Itapura

Tatuapé Itapura

Rua Itapura, 428, Tatuapé

Como chegar