Fenilalanina, neonatal, sangue periférico

Outros Nomes

  • Fenilalanina, neonatal em sangue periférico
  • Pku neonatal

Ver todos

  • Agendamento
  • Este exame nao necessita ser agendado.
  • Orientações para o cliente
  • Este exame é indicado para recém-nascidos que já tenham se alimentado e com, pelo menos, 48 horas de vida. O período ideal para a realização do teste é do terceiro ao décimo dia de vida. 6 - Procedimento de coleta AMOSTRA Sangue obtido por punção de calcanhar. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DOS DADOS DO CARTÃO: - NÃO TOCAR O PAPEL de FILTRO com as mãos, luvas, soluções antissépticas ou loções durante TODO o procedimento de coleta . - Preencher, com caneta esferográfica, DE FORMA MUITO LEGÍVEL os campos do impresso específico. Sempre DEVEM constar: o nome e sobrenome do bebê ou de sua mãe, data de nascimento, peso ao nascimento (em gramas), data e horário da coleta da amostra, se é a 1ª coleta ou repetição do teste. OBS.: Esses dados são de EXTREMA IMPORTÃNCIA para a realização do exame Observação: o cartão deve ser solicitado à área técnica. PROCEDIMENTO DE COLETA Aquecer o pé do bebê - O bebê deve ser colocado em posição vertical no colo do(a) responsável, com o tórax voltado para o tórax do (a) acompanhante, cabeça apoiada no ombro, membros inferiores voltados para baixo, favorecendo o aumento do fluxo sanguíneo na região a ser puncionada - Colocar luva de procedimento - Realizar assepsia da pele do calcanhar com álcool a 70%. Deixar secar bem. - Com a lanceta apropriada, puncionar o calcanhar do bebê na região adequada (bordas laterais inferiores). NUNCA puncionar a região central do calcanhar. - Limpar a 1ª gota de sangue com gaze seca - Deixar formar uma gota espessa e de bom tamanho - Encostar a gota de sangue no centro dos círculos existentes no cartão. - Colocar apenas 1 gota de sangue por círculo fazendo com que as áreas delimitadas fiquem completamente preenchidas, INCLUSIVE SEU LADO OPOSTO (saturado); NOTA: Preencher com sangue todos os círculos sem sobreposição de gotas em um mesmo círculo. Não tocar ou borrar as manchas de sangue. - Retirar a luva de procedimento - Verificar o verso do cartão. O sangue deverá estar distribuído de maneira uniforme. - Não tocar no papel de filtro e não apoiá-lo em nenhuma superfície (bancada, caixas plásticas e outros). - Encaminhar, em mãos, na posição horizontal, o papel de filtro contendo o sangue, em temperatura ambiente à distribuição. - Unidades sem distribuição. Deixar secar o papel de filtro, em temperatura ambiente (sem calor direto ou luz solar), por pelo menos 4 horas, em posição horizontal e no suporte apropriado, evitando que o papel filtro entre em contato com qualquer superfície (bancada, caixas plásticas e outros). Encaminhar o papel filtro no envelope apropriado para a distribuição. - Para amostras coletadas de sexta-feira, sábado e domingo ou feriado sempre acondicionar o papel de filtro em saco plástico dentro do geladeira. “OBS: não deixar o papel filtro aberto dentro da geladeira”.
  • Prazo de Entrega*
  • Em até 10 dias corridos às 18h
  • *Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Cobertura de convênio

Nós temos várias operadoras de saúde e planos cadastrados. Para saber se o seu plano cobre este exame, consulte nossa página de convênios ou ligue para nossa central de atendimento (11) 3139-8000


Pagamento particular

Não possui convênio? Saiba que você pode realizar este exame e efetuar o pagamento particular. A a+ Saúde possui condições especiais de pagamento. Confira!

Consulte condições de pagamento: