Logo

Gene NPM1, Pesquisa de mutação, Vários Materiais

Não é preciso agendar

Prazo de entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

Orientações para o cliente

I - Material

  • O exame é realizado em sangue periférico ou em medula óssea, conforme critério médico, os quais podem ser colhidos no laboratório ou ser enviados.

II - Aspirado de medula óssea

  • Caso seja solicitada coleta de medula óssea no laboratório, é necessário agendamento prévio.

III - Material enviado

  • Quando colhida por outros serviços, a amostra precisa ser encaminhada até 72 horas após a coleta, sob refrigeração.
  • O laboratório não aceita material enviado em seringa com agulha.

Atenção

Unidades Amais Ba não realiza coleta, aceita apenas material enviado.

Manual do exame

Orientações necessárias

I - Material

  • O exame é realizado em sangue periférico ou em medula óssea, conforme critério médico, os quais podem ser colhidos no Fleury ou ser enviados.

II - Aspirado de medula óssea

  • Caso seja solicitada coleta de medula óssea no Fleury, é necessário agendamento prévio.

III - Material enviado

  • Quando colhida por outros serviços, a amostra precisa ser encaminhada até 72 horas após a coleta, sob refrigeração.
  • O Fleury não aceita material enviado em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

  • Não manusear
  • Enviar à seção, refrigerado
  • Rejeitar amostras colhidas em heparina
  • Não será aceito material enviado em seringa com agulha.

Estabilidade da amostra:

Temperatura ambiente: não aceitável

Refrigerada (2-8ºC): 72 horas

Congelada (-20ºC): não aceitável

Método

  • PCR em tempo real.

Valor de referência

  • Ausência da mutação.

Interpretação e comentários

  • Este exame é útil na investigação de pacientes que apresentam leucemia mieloide aguda e deve, preferencialmente, ser realizado por ocasião do diagnóstico. No grupo de indivíduos que apresenta cariótipo normal, de mutação no gene da nucleofosmina (NPM1), juntamente com a identificação da duplicação interna em tandem do gene FLT3 e o seqüenciamento do gene CEBP-alfa, contribuem para o planejamento terapêutico e a definição prognóstica.
  • A mutação pesquisada é observada em 25% a 30% das LMAs e em mais de 50% dos casos com cariótipo normal. Sua presença associa-se a fatores como sexo feminino, leucometria elevada, grande porcentagem de blastos, ausência ou baixa expressão de CD34, elevada expressão de CD33 e melhor taxa de remissão completa.

Outros nomes

Pesquisa de mutação do Gene NPM1, Análise de mutação do gene nucleofosmina (NPM1), mutação do gene NPM1, nucleofosmina, NPM1

Onde realizar

Angélica

Angélica

Avenida Angélica, 2318, Consolação

Como chegar
Brigadeiro

Brigadeiro

Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2332 - Estac. conveniado Fac Park: Rua Manoel da Nóbrega, 88, Paraiso

Como chegar
Guarulhos

Guarulhos

Avenida Paulo Faccini, 1315, Guarulhos

Como chegar
Lapa

Lapa

Rua Barão de Jundiaí, 284, Lapa

Como chegar
Osasco

Osasco

Rua Presidente Castelo Branco, 289 e 305, Centro

Como chegar
Paraíso

Paraíso

Rua do Paraíso, 450 - Estacionamento conveniado na Rua Nilo, 457 (Prontopark), Paraíso

Como chegar
São Bernardo Prestes Maia

São Bernardo Prestes Maia

Avenida Francisco Prestes Maia, 957, Centro

Como chegar