Preparos do exame

M. tuberculosis e resistência à rifampicina, teste rápido, Vários Materiais

Outros nomes: Pesquisa de M Tuberculosis por PCR, PCR para micobactéria da tuberculose, Pesquisa de M Bovis por PCR, Pesquisa de M Africanum por PCR, Pesquisa de M Microti por PCR, Pesquisa de M Pinnipedii por PCR, RT PCR para M Tuberculosis ou mycobacterium tuberculosis, TRM para tuberculose, Teste molecular rápido para tuberculose, TRM para TB, TRM para MTB, Teste rápido molecular para Mycobacterium tuberculosis, Teste rapido molecular para tuberculose, Pesquisa por PCR BK, Pesquisa por PCR Mycobacterium tuberculosis, Pesquisa de BK PCR, Pesquisa de BK por PCR tuberculose pulmonar, Detecção por PCR Mycobacterium tuberculosis, Detecção por PCR TBC, Pesquisa por PCR bacilo de Koch, Genexpert para tuberculose, Resistência à rifampicina, Tuberculose XDR, PCR para M. tuberculosis e resistência à rifampicina, PCR para M. tuberculosis genexpert

Este exame não precisa ser agendado

Orientações para o cliente

Este exame detecta a presença de Mycobacterium tuberculosis e simultaneamente avalia a resistência à rifampicina, principal fármaco utilizado no tratamento da tuberculose. O exame é realizado em diversos tipos de amostras clínicas, exceto fezes.

Escarro
- É necessário retirar o frasco estéril apropriado e as instruções de coleta em uma das unidades de atendimento, uma vez que a amostra deve ser colhida em casa.
- O cliente precisa entregar o material até uma hora após tê-lo colhido, caso a amostra permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).

- Secreção traqueal
- A coleta pode ser realizada somente em unidades hospitalares.

Lavado broncoalveolar ou brônquico:

- A amostra deve ser coletada pelo próprio médico assistente. Deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).

Lavado gástrico:
- Este tipo de amostra é usualmente coletado de crianças que não conseguem expectorar. A coleta desse material requer um jejum de 6 a 12 horas e é realizada nas unidades que têm Fleury Kids
- A coleta pode ser feita pelo médico assistente desde que o kit para coleta seja retirado em uma das unidades que têm Fleury Kids.
- É necessário entregar a amostra no laboratório até uma hora depois da coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada e tamponada com carbonato de sódio.

Líquor:

- No Fleury, a coleta desse material requer agendamento prévio.
- Caso seja colhido pelo médico assistente, o líquor tem de ser enviado sob refrigeração, no volume mínimo de 1 mL.
- A amostra se mantém estável por 72 horas se mantida refrigerada (2-8°C).


Urina:
- O cliente deve colher todo volume da primeira micção da manhã. A coleta deve ser em frasco sem conservante (volume mínimo de 100 mL). A análise não é efetuada em urina de 24 horas.
- A amostra deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).


Líquidos ascítico e pleural:
- A coleta deve ser feita pelo próprio médico assistente. Para coleta no Fleury há necessidade de agendamento prévio.
- A amostra deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).


Medula óssea:
- Caso a coleta seja realizada no Fleury, o cliente também precisa agendar a punção com antecedência.

Fragmentos de tecido/biópsias:
- O material deve ser coletado pelo médico assistente e deve ser acondicionado em soro fisiológico estéril

Agendamento

Este exame não necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Convênios

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

IMPORTANTE: Verifique com nosso atendimento se o seu Convênio é aceito na unidade escolhida e se a Cobertura para seu Exame é atendida pelo seu convênio