Preparos do exame

Nefrolitíase, Perfil Metabólico, Vários Materiais

Outros nomes: CALCULOSE RENAL, PERFIL BIOQUIMICO, Etiologia para litíase urinária, LITOGENICO, PERFIL, Perfil metabólico para nefrolitíase, Perfil metabólico para urolitíase, Nefrolitíase, Perfil Metabólico para

Este exame não precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Preparo
- O cliente pode manter sua alimentação habitual, a não ser que o médico assistente o oriente a fazer alguma dieta específica.
- O teste requer um jejum mínimo de três horas em seu primeiro dia de realização.
- Para o exame de urina tipo I, o cliente deve dar preferência à coleta da primeira urina da manhã.

II - Critérios de realização
- O cliente precisa estar fora de crise renal e não deve apresentar sinais de infecção urinária ou sangramento.
- Da mesma forma, não pode realizar exame que use contraste radiológico com iodo nas 24 horas que antecedem o começo do teste.
- Mulheres não devem estar no período menstrual nem utilizar creme ou óvulo vaginal nas 24 horas anteriores ao início da coleta de urina.
- Exercícios físicos vigorosos não podem ser feitos tanto nas 24 horas antes de o teste começar quanto durante o período de coleta de urina.

III - Medicamentos
- Recomenda-se a suspensão do uso de vitamina C, diuréticos, corticosteroides e medicações para controle da gota - condição causada pela elevação do ácido úrico - uma semana antes de o exame ser iniciado, evidentemente com o consentimento do médico assistente.
- O indivíduo não pode usar antibióticos durante o período de coleta do exame. Após o término de algum tratamento com esse tipo de medicamento, é necessário aguardar três dias para realizar o teste.
- Na véspera do exame, solicita-se não tomar laxantes.
- Sempre que possível, o cliente também deve evitar o uso de outras medicações nos três dias que antecedem o início do exame. Em caso de dúvida, convém consultar o médico assistente.

IV - Sugestão de roteiro para realizar o exame
1º dia
- O cliente precisa comparecer ao Fleury em jejum de, pelo menos, três horas para a coleta de sangue e de urina tipo I. Nessa oportunidade, a enfermagem já fornece os frascos e as instruções para a coleta de urina de 24 horas.
- A coleta de urina de 24 horas deve ser iniciada no dia seguinte ou no segundo dia após a coleta de sangue e de urina tipo I.

2º dia
- É necessário voltar à unidade para entregar a urina coletada durante 24 horas e mantida em temperatura ambiente.
- O prazo de entrega do material é de, no máximo, 24 horas após o término da colea

V - Contra-indicações
- Este teste não deve ser feito durante crise de dor, infecção renal e/ou sangramento visível na urina.
- Em caso de ocorrer diarreia nos dois dias que antecedem o exame, ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa suspender o teste e iniciá-lo em outra data.

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas.

Agendamento

Este exame não necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Convênios

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

IMPORTANTE: Verifique com nosso atendimento se o seu Convênio é aceito na unidade escolhida e se a Cobertura para seu Exame é atendida pelo seu convênio