Preparos do exame

Punção, órgãos e cavidades

Outros nomes: Biópsia de massa abdominal, Punção de coleções torácicas e abdominais, Punção de derrame pleural, Punção de líquido ascítico ou ascite, Punção de órgãos ou cavidades, Biópsia de órgãos ou cavidades, Punção de líquido sinovial, Punção de partes moles, Biópsia de partes moles, Punção de tecido adiposo, Biópsia de tecido adiposo, Punção de paratireoide

Este exame precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Informações sobre o procedimento
- Este procedimento inclui a punção ou biópsia diagnóstica de tecido adiposo, órgãos ou massas abdominais, nódulos pulmonares, líquido ascítico, pleural ou sinovial.

II - Critérios de realização
- Exame realizado somente com pedido médico.
- Antes de agendar o exame, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para verificar a necessidade de entrevista com o médico do Setor de Diagnóstico por Imagem. Quando o CAC recebe o pedido destes exames ele aciona a mesa especializada do CAC que entra em contato com os médicos responsáveis por e-mail ou telefone.
- Na entrevista, é importante trazer os seguintes exames: hemograma com plaquetas e exames de coagulação (TTPA e Tempo de Protrombina) recentes (dos últimos 30 dias), bem como quaisquer outros exames relacionados à investigação atual.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.

III - Preparo
- De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente.

IV - Interferentes
- Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®) e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico assistente. No dia do exame o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão destes medicamentos. Caso não seja possível a interrupção destas medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar.

V - Observações
- Ao valor desse exame, serão acrescentados os valores do método de imagem (ultrassom ou tomografia), bem como os valores dos exames de análise do material retirado (citológico, bacterioscópico, culturas etc.).
- Em caso de convênio, é necessário também trazer solicitação médica para o ultrassom ou tomografia, bem como para os exames de análise.

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Convênios

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

IMPORTANTE: Verifique com nosso atendimento se o seu Convênio é aceito na unidade escolhida e se a Cobertura para seu Exame é atendida pelo seu convênio