Preparos do exame

Sequenciamento do gene spike de SARS-CoV-2, por NGS, raspado respiratório

Outros nomes: Detecção de mutações no gene spike de COVID-19, Sequenciamento de COVID-19, NGS para COVID-19 , Determinação das variante alfa/beta/gama/delta/ômicron, Identificação das variante alfa/beta/gama/delta/ômicron, Determinação de variantes de SARS-COV-2/COVID-19, Identificação de variantes de SARS-COV-2/COVID-19

Este exame precisa ser agendado

Orientações para o cliente

I - Informação sobre o exame

Este exame executa o sequenciamento de toda a extensão do gene S (spike) de coronavírus e é capaz de identificar todas as variantes de preocupação em circulação atualmente

II - Critérios de realização

NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO.

Clientes menores de 17 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para realização do exame.

É necessário que o cliente tenha recebido diagnóstico prévio de infecção por SARS-CoV-2 confirmado laboratorialmente por teste direto (molecular ou de antígeno) nos últimos 15 dias.

Serão aceitas somente amostras de raspado (swab) de nasofaringe combinado ao raspado de orofaringe, com resultado prévio positivo (SARS-CoV-2 detectado).

Para diagnóstico de COVID-19 (fase aguda da doença), o exame recomendado é a RT-PCR em tempo real.

O resultado deste teste é complementar e não substitui o de detecção de SARS-CoV-2 por RT-PCR em tempo real.

Para clientes que tenham realizado o exame de RT-PCR no Grupo Fleury e com resultado positivo, poderão realizar o exame sem a necessidade de uma nova coleta utilizando o material coletado anteriormente, desde que tenha sido realizado nos últimos 15 dias. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para mais informações.

ATENÇÃO: Este método é possível apenas em amostras com carga viral relativamente alta. Dessa maneira, previamente ao sequenciamento propriamente dito, será realizada uma análise por RT-PCR e, se a carga viral presente for considerada insuficiente para o teste, o mesmo não poderá ser realizado. Essa análise por RT-PCR será realizada mesmo nas amostras que já estiverem armazenadas no laboratório, devido à possibilidade de decaimento da carga viral.
Na impossibilidade de execução do sequenciamento por carga viral insuficiente, será efetuada a devolução parcial do valor que fora pago pela realização do exame. O valor restante, pago pelo teste, está relacionado aos custos com a análise prévia da amostra por RT-PCR, etapa anterior e essencial ao sequenciamento completo do gene.

Agendamento

Precisa agendar.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Convênios

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

IMPORTANTE: Verifique com nosso atendimento se o seu Convênio é aceito na unidade escolhida e se a Cobertura para seu Exame é atendida pelo seu convênio 

Agendar exames e vacinas