Agendar
Exames, vacinas e maisA bacterioscopia de secreção vaginal com coloração de Gram é um exame microscópico que detecta e classifica bactérias em amostras clínicas, como Gram-positivas ou Gram-negativas.
Uma das aplicações mais comuns do exame é a triagem rápida de infecções. Quando uma paciente apresenta sintomas como dor, corrimento vaginal alterado ou coceira, o médico especialista pode solicitar o exame.
Há ainda outras condições em que o exame pode ser indicado, como na avaliação da microbiota bacteriana local e na suspeita de infecções sexualmente transmissíveis.
O teste de bacterioscopia de secreção vaginal com coloração de Gram é útil no direcionamento de tratamentos mais eficazes, ainda antes da bactéria ser totalmente identificada em exames complementares, como a cultura bacteriana. Continue a leitura para saber mais.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A bacterioscopia de secreção vaginal com coloração de Gram é um exame microscópico utilizado para diagnosticar infecções bacterianas ou, por vezes, causada por fungos, como infecções sexualmente transmissíveis (IST) e diversas outras.
Com base em amostras de secreção vaginal, o teste diferencia bactérias em dois grupos principais. As bactérias Gram-positivas, que se coram de roxo a azul, e as Gram-negativas, que se coram de rosa a vermelho.
Esse exame serve para o diagnóstico rápido de infecções bacterianas e auxilia na indicação de exames complementares e na escolha do tratamento mais eficaz.
O exame costuma ser realizado quando há suspeita de infecção, como:
Gonorreia;
Clamídia;
Vaginose citolítica;
Vaginose bacteriana;
Candidíase;
Outros.
Para realizar o exame são necessários alguns preparos.
Uma das principais recomendações é informar os medicamentos em uso, pois alguns podem alterar os resultados do exame.
Pacientes mulheres devem realizar a higiene íntima habitual apenas externamente, com água e sabonete. Não é indicado o uso de ducha ou lavagem interna.
Além disso, o preparo também consiste em:
Evitar relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame;
Não realizar exame ginecológico com toque ou ultrassonografia transvaginal antes da coleta.
Caso exista a solicitação de exame de secreção uretral, é necessário ficar sem urinar por duas horas antes da coleta.
Para realizar o exame, é coletada uma pequena amostra de secreção vaginal, que é enviada ao laboratório para análise, a fim de identificar a presença de bactérias.
No laboratório, a amostra é colocada em uma lâmina de vidro, fixada para aderir às bactérias e, em seguida, submetida à coloração de Gram, permitindo a identificação morfológica e a classificação das bactérias presentes na amostra biológica.
Embora indolor na maioria dos casos, algumas pacientes podem sentir leve desconforto durante a coleta.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de bacterioscopia com coloração de Gram com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
