Capacidade total de ligação do ferro (TIBC): o que é e para que serve o exame!

A transferrina é uma proteína produzida pelo fígado, cuja principal função é transportar o ferro pelo organismo. Para medir a quantidade máxima de ferro que pode ser transportada no sangue pela transferrina, utiliza-se o exame laboratorial chamado capacidade total de ligação do ferro (TIBC, sigla em inglês para Total Iron-Binding Capacity).


Do ponto de vista clínico, o exame é importante para auxiliar na identificação de anemias e para monitorar os níveis de ferro no organismo - quando presente na quantidade adequada, é um nutriente indispensável para o transporte de oxigênio, metabolismo energético e para a síntese de DNA. 


Continue a leitura para entender para que serve o exame, como é realizado e quais doenças ele pode indicar.   


Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.

Para que serve o exame de capacidade total de ligação do ferro?

O exame de capacidade total de ligação do ferro (TIBC) serve para avaliar os níveis de ferro no organismo. Na maioria das vezes, esse exame é utilizado para identificar condições como hemocromatose e certos tipos de anemia, incluindo a ferropriva — condição marcada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue devido à deficiência de ferro.


Geralmente é solicitado em conjunto com outros exames como ferro sérico, ferritina e índice de saturação da transferrina para avaliar completamente o status do ferro no organismo.

Como é feito o exame? 

O exame de capacidade total de ligação do ferro é um procedimento rápido, feito através de uma coleta simples de sangue venoso, normalmente do braço. 


Essa amostra é analisada em laboratório para avaliar a quantidade de ferro ligada à transferrina, que reflete indiretamente a concentração de transferrina no sangue. 

Na maior parte dos casos, o exame não exige nenhuma preparação especial. Não é necessário jejum, embora alguns laboratórios possam solicitar, especialmente quando ele é realizado junto a outros exames. Por isso, é fundamental conferir essas orientações com antecedência para garantir a precisão dos resultados. 

Também é possível realizar o exame no local de sua preferência.

Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.

Quando o exame costuma ser solicitado?

O exame pode ser requisitado quando há suspeita de condições associadas ao excesso ou deficiência de ferro no organismo. 


Entre os sintomas que sugerem alterações no metabolismo do ferro estão fadiga, fraqueza, palidez, tontura, falta de ar, unhas quebradiças, queda de cabelo e dificuldade de concentração, por exemplo. 

Cobertura do exame 

Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.

Exame TIBC preço

O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares


Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.  

Onde fazer o exame de capacidade total de ligação do ferro em São Paulo?

Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame. 


Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de capacidade total de ligação do ferro com o melhor custo benefício. 


Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.

Atendimento móvel alt text

30/10/25

30 de outubro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas