Agendar
Exames, vacinas e maisA amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares que atua no processo de digestão no intestino delgado e na cavidade oral.
A dosagem da amilase no sangue é um exame laboratorial que auxilia na investigação de casos em que se suspeita de pancreatite aguda ou de doenças das glândulas salivares, como a parotidite, embora outras condições possam cursar com elevação dessa enzima.
Converse sempre com seu médico e, para saber mais sobre esse tema, continue a leitura do conteúdo.
A amilase é uma enzima que tem como principal função quebrar o amido em polissacarídeos menores durante o processo de digestão. Diferentes formas de amilase estão presentes no nosso organismo, sendo as de origem salivar e pancreática as mais abundantes.
A dosagem da amilase no sangue tem utilidade principalmente na investigação da causa de dor abdominal aguda.
A pancreatite aguda é uma doença que se caracteriza por inflamação no pâncreas e que se manifesta por dor abdominal intensa, entre outros sintomas, como náuseas e vômitos. Nesse quadro, geralmente se observa uma elevação dos níveis de amilase no sangue.
Contudo, é importante saber que outras condições podem levar ao aumento dessa enzima, como doenças das glândulas salivares, a exemplo da parotidite, trauma abdominal, obstrução intestinal, cetoacidose diabética, uso de determinadas medicações, alguns tipos de câncer, entre outras.
Dessa forma, a solicitação do exame e a interpretação dos resultados devem ser sempre feitas por um médico, à luz do quadro clínico do paciente.
A dosagem da amilase é feita a partir de uma coleta de sangue por meio da punção de uma veia. A amostra obtida é enviada para análise em laboratório.
O exame é simples, rápido e seguro. A coleta de sangue pode ser feita em laboratórios presenciais ou até mesmo em domicílio. Para maior comodidade, é possível agendar o exame em casa e receber o atendimento no endereço desejado.
Os valores de referência podem variar entre diferentes laboratórios.
No a+, são considerados como normais valores entre 28 e 100 U/L.
Vale lembrar que a interpretação do resultado deve ser sempre feita por um médico, que o relaciona ao quadro clínico do paciente e a outros exames complementares.
A dosagem da amilase no sangue está entre os exames disponíveis no a+ Medicina Diagnóstica. Você pode conferir se o exame é coberto pelo seu convênio.
Com opções de coleta domiciliar, agendamento on-line e resultados digitais, o a+ Medicina Diagnóstica oferece praticidade e segurança em todas as etapas do seu atendimento.
Converse sempre com seu médico e caso a dosagem de amilase no sangue seja solicitada, conte com o a+ Medicina Diagnóstica.