Agendar
Exames, vacinas e maisA dosagem de lipase no sangue é um exame laboratorial que avalia a função do pâncreas. O teste tem um papel importante na identificação de alterações pancreáticas, possibilitando uma intervenção médica antecipada, quando necessária.
Continue a leitura e veja como é feita a dosagem de lipase no sangue, quais condições ela pode indicar, preparos e onde realizar o exame em São Paulo.
Procure orientação médica antes de realizar qualquer exame.
A lipase é uma enzima cuja principal função é auxiliar na digestão e na absorção de gorduras no intestino delgado, produzida, em sua maior parte, pelo pâncreas.
Além do pâncreas, essa enzima é sintetizada em diferentes partes do sistema digestivo, incluindo:
Glândulas salivares: enzima digestiva liberada na cavidade oral;
Estômago: enzima produzida pelas células do estômago.
O exame de lipase sérica é um teste laboratorial útil para investigar sintomas sugestivos de pancreatite aguda e outras condições que alteram o funcionamento do pâncreas, como dor abdominal intensa, associada ou não a febre, vômito, náuseas, perda de peso e inchaço abdominal.
Ele também é importante para diagnosticar, por exemplo, condições que podem manifestar sintomas semelhantes aos das doenças pancreáticas, como ocorre em casos de doenças inflamatórias intestinais e doenças renais.
Além disso, o exame de lipase quando solicitado juntamente com outros exames de sangue, como a dosagem de amilase, pode auxiliar no diagnóstico de obstrução do ducto pancreático e cisto pancreático.
O exame de lipase no soro (realizado na parte líquida do sangue), é feito através de uma amostra de sangue retirada de uma veia do braço do paciente.
Logo após a coleta, a amostra é enviada ao laboratório para medir a quantidade da enzima no sangue.
O preparo para o teste é simples: solicita-se apenas jejum mínimo de três horas, além da informação sobre o uso de medicamentos.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
No a+ Medicina Diagnóstica o valor de referência normal para a lipase é inferior a 60 U/L.
A interpretação médica é recomendada para todos os pacientes. O especialista realizará a avaliação clínica, investigará fatores de risco e, se necessário, solicitará exames complementares, como a tomografia computadorizada de abdome, para confirmar o diagnóstico de inflamação pancreática quando houver alterações nos níveis de lipase.
Níveis elevados de lipase costumam estar relacionados à pancreatite aguda, uma inflamação que compromete o pâncreas.
Essa condição costuma ser de caráter temporário e suas principais causas incluem o consumo excessivo de álcool e a presença de cálculos biliares.
Outras causas potenciais para níveis elevados de lipase incluem pancreatite crônica, colangite e, em alguns casos, câncer de pâncreas.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de lipase sérica com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
