Agendar
Exames, vacinas e maisA eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que separa as proteínas plasmáticas em diferentes frações, permitindo a detecção precoce de condições graves.
As proteínas estão diretamente ligadas a processos vitais no organismo, participando do sistema imunológico, da coagulação sanguínea e dos processos metabólicos. Alterações em nos níveis podem ser causadas por doenças renais e hepáticas, inflamações, problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer, entre outros.
Continue a leitura para saber para que serve o exame de eletroforese de proteínas, quando é indicado, como é feito e onde realizar em São Paulo.
Antes de realizar qualquer exame, consulte o seu médico.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que separa as proteínas da amostra de sangue coletada do braço do paciente em diferentes frações e possui inúmeras aplicações importantes.
As frações proteicas são albumina, alfa 1 globulinas, alfa 2 globulinas, beta 1 globulinas, beta 2 globulinas e gamaglobulinas.
O exame detecta a presença de um pico monoclonal, um indicativo relevante de condições como o mieloma múltiplo, um câncer da medula óssea que afeta, particularmente, as células plasmáticas.
O exame ainda auxilia no diagnóstico de doenças autoimunes e é utilizado para monitorar a resposta ao tratamento de pacientes.
O exame pode ser solicitado em diferentes situações, incluindo a investigação de processos inflamatórios, neoplásicos ou infecciosos, o monitoramento de tratamentos de doenças já diagnosticadas e a avaliação de condições cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.
O exame de eletroforese de proteínas é um teste simples e rápido, realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue, sem necessidade de preparo prévio.
Normalmente, não precisa de jejum. No entanto, podem ser indicados exames complementares que exijam preparo específico.
No laboratório, a amostra de sangue colhida é submetida à eletroforese por capilaridade, um método que proporciona medições rápidas e precisas, sem exigir a preparação de gel ou a utilização de corantes.
Nessa técnica, um tubo capilar fino é utilizado para separar as moléculas de acordo com o seu tamanho e carga elétrica, contribuindo para a detecção e o acompanhamento de certos tipos de câncer, infecções, doenças hepáticas e autoimunes, conforme o padrão de bandas e o gráfico apresentados no laudo do exame.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
O exame identifica distúrbios que alteram a composição das proteínas séricas, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de condições como:
Cirrose hepática;
Síndrome nefrótica;
Infecções subagudas e crônicas;
Desnutrição;
Doenças linfoproliferativas (DLPs);
Processos inflamatórios crônicos.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame eletroforese de proteínas com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
