Agendar
Exames, vacinas e maisO exame CEA (sigla em inglês para CarcinoEmbryonic Antigen) é um teste laboratorial que avalia a concentração de uma proteína chamada antígeno carcinoembrionário no sangue.
Em adultos saudáveis, essa proteína costuma estar presente em níveis baixos, mas pode se elevar em algumas condições clínicas.
Embora seja considerado um marcador tumoral, o CEA não deve ser utilizado como exame de triagem ou para diagnóstico de câncer.
Sua principal aplicação é no acompanhamento de pacientes já diagnosticados com câncer, especialmente o colorretal, ajudando a avaliar o prognóstico e monitorar possíveis recidivas.
Ficou interessado? Veja tudo sobre o exame CEA, para que serve, como funciona e mais.
O CEA (antígeno carcinoembrionário) é uma proteína cuja função exata ainda não está totalmente elucidada em indivíduos saudáveis.
Durante o desenvolvimento embrionário, é normalmente produzida pelo intestino fetal. Em adultos, está presente em baixas concentrações no sangue, podendo apresentar níveis elevados em algumas condições malignas, como o câncer colorretal, mas também em condições benignas, como nas doenças inflamatórias intestinais.
O exame avaliará a quantidade dessa proteína no sangue e é indicado para o acompanhamento clínico de pacientes selecionados, sempre sob orientação médica.
Seu médico pode pedir esse exame para:
Monitorar a resposta ao tratamento de certos tipos de câncer;
Verificar possíveis recidivas da doença;
Acompanhar condições clínicas específicas que também possam alterar os níveis dessa proteína.
Na prática: Se você já tratou alguma doença específica, seu médico poderá requisitar o CEA regularmente para acompanhar o tratamento e a evolução da doença.
A coleta é simples: uma amostra de sangue é retirada e analisada em laboratório. Na maioria dos casos, não é necessário jejum, mas é sempre importante confirmar essa informação no momento do agendamento.
Além disso, recomenda-se suspender o uso de biotina (que também pode estar presente em alguns suplementos alimentares) por pelo menos 3 dias antes da coleta, pois poderá interferir nos resultados do exame.
Em geral, os níveis normais de CEA podem variar de acordo com o laboratório e também se o paciente é fumante:
Não fumantes: até 3 microgramas/L;
Fumantes: até 5 microgramas/L.
Os níveis elevados de CEA podem ocorrer em diversas situações, inclusive em condições benignas. Por isso, o resultado isolado não é suficiente para uma definição diagnóstica.
A interpretação deve ser feita por um médico, considerando o histórico clínico e outros exames complementares pertinentes.
Sim. Quando realizado em laboratórios de referência e com técnicas adequadas, o exame CEA (Antígeno Carcinoembriônico) oferece resultados relevantes para o adequado acompanhamento clínico. No entanto, sua interpretação deve sempre ser feita por um médico.
Com o a+ SP você não tem dúvidas! Conte com tecnologia de ponta e equipe qualificada para cuidar da sua saúde.
Faça seu agendamento sem sair de casa.
No a+ Medicina Diagnóstica, você tem toda a praticidade para cuidar da sua saúde:
Agendamento online em poucos cliques;
Aplicativo para acesso rápido aos resultados;
Atendimento domiciliar sem custo adicional;
Unidades em várias regiões de São Paulo.
Tudo pensado para facilitar seu cuidado com a saúde. Agende agora seu exame CEA e conte com a segurança e comodidade do a+.