Agendar
Exames, vacinas e maisA albumina é a proteína mais abundante presente no sangue e tem como principal função manter a pressão oncótica, retendo líquidos nos vasos sanguíneos e evitando que se acumulem nos tecidos, o que poderia causar inchaço (edema).
Além disso, a albumina desempenha papel no transporte de hormônios, vitaminas e medicamentos pelo corpo, além de servir como reserva de proteínas, fornecendo aminoácidos quando necessário.
Essa proteína é produzida pelo fígado, e os seus níveis dizem muito sobre a saúde do fígado e rins. Valores baixos de albumina podem indicar alterações hepáticas ou renais, desnutrição ou processos inflamatórios crônicos. Já níveis elevados são incomuns, podendo ocorrer em situações de desidratação intensa.
Continue a leitura para saber para que serve o exame, como ele é realizado e em quais situações é indicado. Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O exame de albumina é um teste laboratorial que mede a concentração dessa proteína circulante no sangue, auxiliando na avaliação do estado nutricional e função de síntese do fígado.
Como o fígado produz a albumina, alterações nos seus níveis podem sinalizar problemas hepáticos, como insuficiência hepática, cirrose e hepatite.
A função renal também é avaliada através deste exame, já que a presença de albumina na urina indica, de forma precoce, possíveis danos nos rins.
Além disso, a dosagem de albumina ajuda a identificar processos inflamatórios crônicos e alterações no metabolismo de proteínas no organismo.
O exame é simples e é feito a partir de uma coleta de sangue venoso. Após a coleta, a amostra de sangue é encaminhada ao laboratório para medir os níveis de albumina.
Em geral, o exame não exige preparo especial, como jejum. No entanto, é importante ficar atento quando ele é solicitado junto a outros exames complementares, como creatinina, ureia e proteínas totais, o que é bastante comum.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Os valores normais de albumina para adultos geralmente ficam entre 3,5 e 5,2 g/dL.
É importante lembrar que esses valores podem variar entre diferentes laboratórios, portanto a interpretação dos resultados deve ser realizada por um médico, levando em conta o histórico do paciente e exames complementares.
É comum que o exame de albumina seja solicitado quando há suspeita de doenças hepáticas como cirrose ou hepatite, ou para investigar a síndrome nefrótica.
Ele também pode ser indicado na avaliação de desnutrição, presença de edema ou acúmulo de líquido no abdômen, além de auxiliar no acompanhamento de doenças inflamatórias crônicas, como lúpus e artrite reumatoide.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de albumina com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.