Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de apolipoproteína B (Apo B) é um teste laboratorial feito por meio de uma simples coleta de sangue, capaz de avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e dislipidemia, por exemplo.
Essas condições afetam o coração e os vasos sanguíneos, podendo causar complicações graves se não forem tratadas adequadamente.
Continue a leitura para saber mais sobre o exame, desde o preparo até como ele é realizado.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O exame de apolipoproteína B (Apo B) é um exame laboratorial que mede a quantidade de Apo B. Ele é especialmente útil na análise do risco de doenças cardiovasculares e costuma oferecer maior precisão em comparação a outros exames utilizados para essa finalidade.
A Apo B é uma proteína estrutural encontrada nas lipoproteínas aterogênicas. A maior parte circulante está presente nas partículas de LDL, conhecida popularmente como colesterol “ruim”.
Por esse motivo, a apolipoproteína B é considerada um marcador importante na prevenção de doenças coronarianas.
+ Leia também: Exame lipidograma: como funciona, qual sua importância, preparo e resultados
O teste de apolipoproteína B é realizado através de um exame de sangue simples, que dosa a quantidade dessa proteína e funciona como um biomarcador para avaliar o risco de doenças cardiovasculares.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
O preparo para o exame requer alguns cuidados, sendo o principal a realização de jejum mínimo de 3 horas para pessoas de todas as idades.
Os valores considerados normais para o exame de Apo B costumam variar entre 56 e 162 mg/dL para homens e entre 51 e 171 mg/dL para mulheres.
No entanto, vale destacar que esses intervalos podem sofrer alterações conforme a etnia do paciente. Além disso, esses valores podem apresentar pequenas variações entre os laboratórios.
O exame de apolipoproteína B (Apo B) é indicado principalmente para pacientes na presença de:
Níveis aumentados de LDL;
Presença de síndrome metabólica;
Diagnóstico de hipertensão arterial;
Diagnóstico de abetalipoproteinemia;
Diabetes tipo 2;
Histórico familiar de doenças cardiovasculares precoces;
Ocorrência confirmada de doença cardiovascular, como infarto do miocárdio ou AVC.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de apolipoproteína B com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
