Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de estrona por LC-MS/MS é um teste de sangue de alta sensibilidade, utilizado para avaliar a concentração desse estrogênio no organismo, especialmente após a menopausa, quando os seus níveis podem estar bastante elevados.
Continue a leitura e saiba para que serve a dosagem de estrona, o que níveis altos podem significar e orientações de preparo.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A estrona é um tipo de estrogênio sintetizado no tecido adiposo e nas glândulas suprarrenais.
Apesar de ser considerada um estrogênio menos potente, a estrona exerce funções relevantes na saúde reprodutiva feminina, assim como os demais estrogênios — um conjunto de hormônios sintetizados sobretudo pelos ovários nas mulheres, mas também produzidos, em menor quantidade, pelos testículos nos homens.
Esse grupo é composto por: estrona (E1), estradiol (E2) e estriol (E3).
O exame de estrona tem como objetivo principal medir a concentração desse hormônio no sangue. Ele pode ser solicitado para:
Avaliar a função ovariana em mulheres na pré-menopausa;
Avaliar infertilidade;
Avaliar puberdade precoce ou tardia;
Diagnosticar tumores produtores de estrogênio;
Investigar distúrbios menstruais;
Investigar sangramento uterino anormal;
Monitorar o status hormonal na pós-menopausa;
Monitorar terapia de reposição hormonal.
O exame de estrona é feito por meio de uma coleta de sangue.
A amostra é processada e analisada por LDTD-MS/MS (dessorção térmica de laser diodo acoplado à espectrometria de massas em tandem), um método de alta sensibilidade que possibilita identificar e quantificar a estrona em uma amostra.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
É importante ficar atento a alguns pontos para realizar a dosagem de estrona.
Nos homens, o exame geralmente não exige preparo especial.
Já para mulheres, ele pode ser solicitado em uma fase específica do ciclo menstrual.
Em ambos os sexos, é recomendado informar todos os medicamentos em uso, pois algumas substâncias podem interferir nos resultados do exame.
Os valores de referência do exame de estrona variam de acordo com o método utilizado, o sexo e a idade do paciente. Por isso, é fundamental consultar o médico e considerar as informações fornecidas no laudo do laboratório.
No a+ Medicina Diagnóstica, os valores considerados são:
1 a 9 anos: até 5,3 ng/dL
10 a 14 anos: até 14,3 ng/dL
15 a 17 anos: até 17,2 ng/dL
18 a 50 anos: até 20,8 ng/dL
Acima de 50 anos: até 11,8 ng/dL
1 a 9 anos: abaixo de 3,0 ng/dL
10 a 14 anos: até 4,7 ng/dL
15 a 17 anos: até 6,2 ng/dL
Acima de 18 anos: até 8,6 ng/dL
Níveis elevados de estrona podem estar relacionados a diversas condições, como obesidade, câncer de mama e pacientes em tratamento de câncer de próstata.
Em mulheres, níveis elevados podem causar fadiga, depressão, redução da libido, ganho de peso e, em alguns casos, o surgimento de nódulos benignos nas mamas e miomas uterinos. Nos homens, pode ocorrer infertilidade, disfunção erétil e ginecomastia.
Como os níveis de estrona flutuam de acordo com a idade, sexo e fatores fisiológicos como gravidez e fase do ciclo menstrual, é importante que os resultados do exame sejam interpretados por um médico, considerando os sintomas e outros marcadores hormonais, para garantir uma avaliação completa da condição clínica do paciente.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar a dosagem de estrona (E1) com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
