Agendar
Exames, vacinas e maisManter os exames preventivos em dia é fundamental para uma vida saudável.Entre eles, destaca-se a investigação laboratorial da infecção pelo vírus da hepatite C (VHC), que pode se manifestar de forma silenciosa, sem sintomas aparentes.
Esse é um exame simples, realizado por meio da coleta de sangue, e pode ser feito tanto em laboratórios quanto por serviços de atendimento domiciliar.
Quer saber mais sobre esse exame e sua importância? Continue com a gente e descubra!
Os exames para investigar a infecção pelo VHC podem identificar anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus (Anti-HCV) ou detectar diretamente seu material genético no sangue (RNA do VHC).
A pesquisa pode ser realizada tanto em exames de rotina, como check-ups, quanto durante o acompanhamento médico de doenças específicas.
A investigação da infecção pelo VHC geralmente envolve três exames principais:
Anti-HCV – teste inicial que detecta anticorpos contra o VHC, realizado pela técnica imunoenzimática (ELISA);
Immunoblot (RIBA – terceira geração) – exame confirmatório que avalia a reatividade contra proteínas específicas do VHC;
RNA do VHC (PCR em tempo real) – exame confirmatório que identifica e quantifica diretamente o material genético do vírus no plasma por meio da reação em cadeia da polimerase.
Esses exames podem ser solicitados em diferentes contextos de triagem ou acompanhamento e são facilmente encontrados em laboratórios especializados.
Esse exame tem impacto direto nos cuidados em saúde, pois permite identificar precocemente informações essenciais para o acompanhamento médico.
O exame não requer preparo prévio, como jejum. Ele é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue, geralmente obtida pela punção de uma veia na fossa cubital (região anterior do cotovelo, na transição entre braço e antebraço), seguida de análise laboratorial.
Para quem busca mais comodidade, há também a possibilidade de realizar o exame em casa, por meio de atendimento domiciliar oferecido por profissionais capacitados.
O laudo pode indicar a presença ou ausência de anticorpos contra o vírus ou de seu material genético (RNA do VHC, no caso do PCR). No entanto, é fundamental que a interpretação seja feita por um médico, capaz de analisar o resultado em conjunto com o histórico clínico e garantir uma avaliação precisa.
Viu como o exame para a investigação do vírus da hepatite C é simples, rápido e pode ser realizado em diferentes modalidades? Desde unidades de atendimento até a coleta domiciliar, manter seus exames de rotina é uma forma prática de cuidar da sua saúde e ter mais tranquilidade no dia a dia.
Por isso, no a+ Medicina Diagnóstica, você encontra infraestrutura moderna e profissionais qualificados e a comodidade de agendar online!
Agende agora o seu exame de hepatite C e conte com a qualidade do Grupo Fleury para cuidar da sua saúde com segurança!