Agendar
Exames, vacinas e maisA microalbuminúria, também chamada de proteinúria, trata-se de uma condição em que há perda de albumina na urina, podendo sinalizar alterações na função renal.
A albumina é uma proteína produzida pelo fígado que, em condições normais, é retida pelos rins. Sua detecção na urina sugere que a filtração renal pode estar comprometida.
Para verificar a excreção anormal dessa proteína, realiza-se o exame de microalbuminúria. Por meio dele, é possível investigar quadros de glomerulonefrite, doenças renais e cardiovasculares.
Continue a leitura para descobrir como o exame é realizado, orientações de preparo e em quais situações ele é indicado. Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O exame de microalbuminúria é um teste laboratorial realizado para medir a concentração de albumina na urina e, assim, avaliar a função renal. Cabe aos rins a função de impedir que a albumina passe do sangue para a urina.
Assim, quando pequenas quantidades desta proteína são encontradas na urina, isso pode indicar perda dessa função, sendo, portanto, um marcador precoce de nefropatia, sobretudo em pessoas com diabetes ou hipertensão arterial.
O exame com urina isolada é considerado mais prático, por isso, bastante utilizado. Para realizá-lo, deve-se coletar uma única amostra de urina, geralmente a primeira do dia, que será enviada ao laboratório para avaliar a relação albumina/creatinina.
Para a realização do exame, alguns cuidados são importantes para evitar a contaminação da amostra. As orientações incluem:
Informar ao médico sobre qualquer medicamento em uso;
Manter a hidratação habitual;
Mulheres devem evitar realizar o exame durante o período menstrual.
A coleta de urina de amostra isolada deve ser realizada conforme os seguintes passos:
Coletar a primeira urina da manhã. Se isso não for possível, permanecer sem urinar por cerca de duas horas antes da coleta;
Realizar a higiene íntima adequada, seguindo as orientações fornecidas pelo laboratório;
Descartar o primeiro jato de urina e coletar o jato médio em um frasco estéril fornecido pelo laboratório;
Entregar a amostra ao laboratório logo após a coleta.
Não é necessário estar em jejum para realizar o exame de microalbuminúria em amostra isolada. Basta seguir corretamente as orientações de preparo e coleta da amostra de urina conforme as instruções fornecidas pelo laboratório.
Os valores de referência para o exame de microalbuminúria na urina são:
Até 14 mg/L
Até 30 mg/g de creatinina
Dependendo do resultado, o médico pode solicitar exames complementares para investigar sinais de outras condições que afetam os rins, como, por exemplo, o exame de urina tipo 1.
Se o resultado estiver elevado, geralmente o exame é repetido para confirmar o diagnóstico, pois resultados isolados podem ser afetados por fatores temporários, como exercícios intensos, entre outras condições.
O teste é importante para o diagnóstico e monitoramento da progressão da nefropatia diabética, sendo também solicitado em casos de hipertensão arterial, lúpus eritematoso, sífilis e pré-eclâmpsia, condições que podem provocar lesões nos glomérulos renais.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de microalbuminúria com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
