Agendar
Exames, vacinas e maisO selênio é um mineral com ação antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Sua ingestão pode ser feita de forma simples por meio da alimentação, como castanhas, nozes, ovos, peixes, cogumelos, entre outros.
A avaliação dos níveis desse nutriente no organismo é feita por meio do exame de selênio, realizado geralmente a partir de uma simples coleta de sangue.
Continue a leitura e entenda para que serve o exame, em quais situações é indicado, como é realizado e quais cuidados devem ser seguidos no preparo.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O selênio é um mineral com papel importante em diversas funções corporais.
Ele atua, por exemplo, no fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na regulação da atividade da glândula tireoide e também possui ação antioxidante que, por sua vez, protege as células contra os danos provocados pelos radicais livres.
A dosagem de selênio no plasma, serve para avaliar a concentração desse micronutriente no organismo. Ele ajuda a identificar desequilíbrios e é um aliado na avaliação e acompanhamento do estado nutricional.
O exame é indicado quando há suspeita de deficiências ou excessos de selênio, ou para avaliar doenças autoimunes e outras condições relacionadas à tireoide.
Ele também é indicado em situações de problemas de fertilidade e no acompanhamento de pessoas que utilizam medicamentos capazes de interferir na absorção desse mineral.
O exame é realizado habitualmente por meio de uma coleta de sangue, mas também pode ser realizado na urina em algumas situações.
O selênio plasmático é um marcador sensível para identificar alterações de curto prazo. Para monitorar o estado do selênio a longo prazo, outros marcadores mostram-se mais adequados.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
O exame é simples e não exige reparo específico ou jejum, exceto quando a dosagem de selênio é realizada em conjunto com outros exames laboratoriais.
Considera-se normal um valor entre 63 a 160 microgramas/L.
Para diagnosticar intoxicação, esses números devem estar acima de 400 microgramas/L.
Os resultados do exame de selênio devem ser interpretados por um médico, considerando o histórico clínico do paciente e os achados de exames complementares.
A deficiência de selênio pode provocar sintomas discretos, o que torna o diagnóstico dessa condição mais difícil. Quando presentes, as manifestações possíveis incluem:
Alterações na tireoide;
Comprometimento do sistema imunológico;
Fraqueza muscular e cansaço;
Problemas de fertilidade;
Queda de cabelo;
Unhas frágeis.
Outro ponto a ser considerado é que a deficiência de selênio compromete a ação antioxidante. Ao reduzir a capacidade de neutralizar radicais livres, pode favorecer o surgimento de condições crônicas como doenças cardiovasculares, por exemplo.
A selenose é causada pelo excesso de selênio no corpo e pode provocar sintomas como náuseas, vômito e diarreia. Em casos graves, pode causar danos ao fígado, nervos e rins.
Essa condição está geralmente associada ao uso inadequado ou em excesso de suplementos de selênio.
Isso pode acontecer também, embora com menor frequência, pela ingestão contínua e em grandes quantidades de castanhas-do-pará.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de selênio com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.