Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de tireoglobulina mede a concentração dessa proteína no sangue e é utilizado principalmente para acompanhar a resposta ao tratamento e identificar possíveis recidivas em pacientes com câncer de tireoide após cirurgia e terapias complementares.
Confira a seguir como o exame é realizado, orientações de preparo e diferenças entre a dosagem de tireoglobulina e o exame anti-TG.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A tireoglobulina (TG) é um tipo de glicoproteína produzida pelas células que formam a glândula tireoide — uma pequena glândula endócrina responsável pela produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que exercem funções essenciais em todos os sistemas do nosso organismo.
O exame serve para medir a concentração dessa proteína no sangue, de modo que é utilizado tanto para acompanhar o tratamento de pacientes com carcinomas da tireoide, como os tipos papilífero e folicular, quanto para auxiliar na investigação de doenças tireoidianas que possam alterar os níveis de tiroglobulina.
O exame é feito a partir de uma coleta simples de sangue e depois encaminhada ao laboratório para análise, para avaliar a concentração da proteína tireoglobulina no sangue.
O prazo de entrega é de até três dias úteis.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Não é preciso realizar nenhum preparo específico para esse exame. No entanto, é importante seguir as recomendações abaixo:
Informar todos os medicamentos em uso, principalmente hormônios tireoidianos e antiarrítmicos;
Suspender o uso de biotina e de suplementos que a contenham pelo menos 3 dias antes da coleta.
Os dois exames são úteis para monitorar casos de câncer de tireoide.
O exame anti-tireoglobulina identifica anticorpos direcionados contra a tireoglobulina, enquanto o exame de tireoglobulina avalia a concentração dessa proteína no sangue.
Em tais casos, o exame anti-TG é solicitado como um complemento à dosagem da tireoglobulina.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de tireoglobulina com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.