Agendar
Exames, vacinas e maisO objetivo principal do exame de triglicérides é determinar alterações nos níveis da gordura no organismo e reduzir a chance de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Saiba mais sobre o exame, conheça as orientações de preparo e os riscos relacionados a níveis alterados.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
Triglicérides são um tipo de gordura provenientes da alimentação e do metabolismo lipídico. Podem estar livres ou circulando no sangue associados ao colesterol na forma de lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL).
Níveis elevados representam um sinal de alerta importante para a saúde cardiovascular.
Nesse contexto, o exame é útil para medir os níveis dessa substância gordurosa no sangue. Por meio dele, é possível diagnosticar e monitorar doenças como obesidade, pancreatite, diabetes e síndrome metabólica.
O exame de triglicérides é simples: a coleta é feita através de uma punção venosa, geralmente no braço.
No a+ Medicina Diagnóstica o método utilizado é o enzimático colorimétrico.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame laboratorial em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Durante o período de preparação, é orientado evitar o consumo de álcool por pelo menos 72 horas antes do exame, pois pode alterar significativamente os níveis de triglicérides.
Também é importante manter a dieta habitual nos dias anteriores ao exame, evitando mudanças na alimentação.
Triglicérides alto, também conhecido como hipertrigliceridemia, ocorrem quando os valores no sangue ultrapassam os níveis considerados seguros.
Pacientes com essa condição não apresentam sintomas, por isso, é um exame solicitado pelos médicos como check-up de rotina.
Em casos extremos, alguns indivíduos podem apresentar xantomas, que são depósitos amarelados de gordura que aparecem na pele, especialmente ao redor dos olhos.
Embora menos comuns, níveis altos de triglicérides podem ocorrer por condições hereditárias, como a hipertrigliceridemia familiar.
Contudo, na maioria dos casos, níveis altos estão diretamente relacionados ao estilo de vida e algumas condições de saúde. A falta de exercício físico, uso excessivo de álcool, o diabetes mal controlado, doença hepática e a obesidade são uma das principais causas.
Outros fatores que também podem afetar os níveis de triglicérides são, menopausa, gravidez e HIV.
+ Leia também: Exame genotipagem do HIV-1
A ausência de sintomas representa um risco significativo para a saúde, já que pode evoluir para complicações como infarto, AVC, doença arterial periférica (DAP) e pancreatite aguda.
A interpretação dos resultados e o diagnóstico deve ser feita por um médico, levando em conta também o histórico familiar, outras doenças e fatores de risco cardiovascular.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de triglicérides com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.