Exame de vitamina E: o que é, para que serve e para quem é indicado!

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que auxilia na preservação das membranas celulares, assim como no funcionamento dos sistemas vascular e nervoso.


A deficiência de vitamina E decorre de má nutrição ou má absorção intestinal, geralmente associada a condições que afetam a absorção de gorduras como doença celíaca e fibrose cística. 

Para investigar alterações nos níveis desse nutriente, é solicitado o exame de vitamina E. Para entender mais sobre o exame, sua utilidade e como é realizado, continue a leitura. 

Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.


Para que serve o exame de sangue de vitamina E?

O exame avalia os níveis de vitamina E no sangue e identifica alterações que podem comprometer a saúde. 

Geralmente, é indicado em casos de suspeita de deficiência de vitamina E ou presença de sintomas neurológicos de origem desconhecida.


Como é feito o exame?

O exame de vitamina E é realizado por meio de uma coleta de sangue. 


Orientações de preparo

Habitualmente, é exigido um jejum mínimo de 8 horas para pessoas de todas as idades. Contudo, em alguns laboratórios, esse período pode variar de 8 a 12 horas, sendo importante confirmar essa informação no momento do agendamento.

Para realizar o exame de vitamina E, o paciente é orientado a não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes do teste. 

Vale dizer, ainda, que o exame deve ser agendado. Para isso, basta entrar em contato com a central de atendimento do a+ Medicina Diagnóstica.


Faça o seu exame em casa  

Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.


Valores de referência

Os valores considerados normais para o exame de vitamina E em pacientes adultos é de 5,0 - 20,0 mg/L.

Níveis abaixo de 3,0 mg/L podem ser considerados indicativos de deficiência. Embora rara em pacientes saudáveis, essa condição pode causar fraqueza muscular e dificuldades na coordenação motora.

Por outro lado, níveis acima de 40 mg/L podem estar relacionados ao consumo excessivo de suplementos à base do nutriente. Esse excesso pode interferir na coagulação sanguínea, aumentar o risco de hemorragia cerebral e alterações na pele, nos cabelos e nos ossos.

Contudo, os valores de referência podem variar dependendo do laboratório e do método utilizado na análise e a interpretação do exame deve ser feita por um médico especialista.


Cobertura do exame 

Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.


Exame de vitamina E preço

O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares

Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.  


Onde fazer o exame de vitamina E em São Paulo?

Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame. 

Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de vitamina E com o melhor custo benefício. 

Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.

Atendimento móvel alt text

26/09/25

26 de setembro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas